
Josh Boone, diretor de Novos Mutantes, não se incomoda com as críticas que recebeu pela escalação de Henry Zaga para o papel de Roberto da Costa, o mutante brasileiro conhecido como Mancha Solar. As críticas surgiram, pois, nos quadrinhos Mancha Solar é um brasileiro negro, enquanto Zaga, que também é brasileiro, tem a pele clara.
“Meu objetivo era encontrar o melhor ator que, por ter feito tão pouco trabalho, fosse pelo menos o mais próximo do que vi em minha cabeça para o personagem”, disse ele ao Gizmodo. “Não havia ninguém que se comparasse a Henry”.
A polêmica foi levantada no Brasil, em um momento no qual o país assiste a diversos episódios de discriminação racial contra afro-brasileiros negros. Há menos de um mês, o caso de um entregador ganhou repercussão nacional. Boone diz não se preocupar com o racismo por aqui.
“Não me importei muito com o racismo de que ouvi falar no Brasil, sobre pele clara versus pele escura. Para mim, queria representar o Brasil de uma maneira positiva e queria encontrar alguém que parecesse como se ele tivesse um pai muito rico e [Henry] apenas exemplificou todas essas coisas”, justificou.
Novos Mutantes estreia nos cinemas brasileiros em 10 de setembro. A data foi adiada por diversas vezes por inúmeros motivos. A produção foi rodada em 2016 e chegou a ter o lançamento anunciado para 2018, e mais duas datas para o lançamento foram anunciadas para 2019. Este ano, a data inicialmente divulgada também não aconteceu, devido a pandemia do novo Coronavírus, que atingiu em cheio a cultura pop.
Em destaque
Boone garante que o lançamento do longa-metragem nunca foi uma questão. “Eu nunca me preocupei sobre quando o filme sairia, porque ainda não acho que haja outro filme de super-herói que tente fazer essas coisas. Até que alguém o faça, eu digo que somos os únicos”, analisou.
Amante das diversas formas de expressão cultural. Viciado em séries, e sempre por dentro das últimas novidades do cinema. Ama dramas e sempre tenta dar uma oportunidade para as fantasias, distopias e os longas de ação e terror.