Diretor explica corte de nu frontal em Me Chame Pelo Seu Nome

Luca Guadagnino (Divulgação)
Luca Guadagnino (Divulgação)

Luca Guadagnino está de volta aos holofotes com a série We Are Who Are da HBO, que aborda temas bem parecidos com Me Chame Pelo Seu Nome (Call Me By Your Name). Durante uma entrevista para o The Independent, Guadagnino foi confrontado sobre algumas controvérsias sobre o drama de 2017, ao qual muita coisa do roteiro foi retirada, como por exemplo a nudez frontal dos atores principais.

Na época, o roteirista James Ivory acusou Luca Guadagnino de remover as cenas de nudez frontal masculina. Ao The Independent, o diretor questionou se seria mesmo necessário um cena deste tipo e ainda disse que não tem nenhum tipo de timidez quanto a atores nus.

“Ninguém que conhece meu trabalho pode me dizer com uma cara séria que sou tímido em relação a nudez masculina ou feminina ou a qualquer outro gênero de nudez”, disse Guadagnino. “Então, a crítica ou nota que James deu foi, de certa forma, desprovida de pragmatismo ou relação com o filme em si. Minha pergunta para ele é: este filme precisa de nudez frontal masculina completa? Acho que não. Não funciona”.

Guadagnino acrescentou: “Talvez o roteiro que ele escreveu – que era um rascunho que então retrabalhei com meu editor – foi compelido a contar essa história sob a perspectiva de um tipo de nudez muito expositivo. Mas essa teria sido a ideia dele do filme que, infelizmente, não vimos. Então eu não sei. Acho que James estava um pouco surdo sobre a situação”.

O lado de James Ivory

Segundo o site Indie Wire, Ivory revelou em outubro de 2017 que “havia todo tipo de nudez” em seu roteiro original. A nudez foi rejeitada depois que Guadagnino poliu o roteiro e os atores Armie Hammer e Timothee Chalamet assinaram um contrato sem cláusulas de nudez frontal.

Ivory foi crítico sobre remover a nudez do filme, ele disse para a Variety: “Quando as pessoas estão vagando antes ou depois de fazer amor e estão decorosamente cobertas com lençóis, sempre me pareceu falso. Nunca gostei de fazer isso”. Por sua vez, Guadagnino considerou sua decisão de não mostrar nudez uma escolha artística.

Formado em administração e psicologia. Adora cartoons, animes e series animadas. Atualmente faz curso de desenho com especialização em cartoons.