Diretor indicado ao Oscar faz parceria com HBO para documentário sobre genocídio europeu

Josh Hartnett
Josh Hartnett (Divulgação)

O diretor indicado ao Oscar por I am Not Your Negro, Raoul Peck, está trabalhando em um novo projeto com a HBO. Trata-se de uma série documental, com alguns toques de dramaturgia. Nomeado de Exterminator All The Brutes, o projeto que será dividido em quatro partes, mostrará os aspectos exploradores e genocidas do colonialismo europeu.

O documentário está tomando como base três diferentes livros. São eles: Exterminate All The Brutes (Exterminem Todas as Bestas), de Sven Lindqvist, An Indigenous People’s History of the United States (não lançado no Brasil), de Roxanne Dunbar-Ortiz, e Silencing the Past (também não lançado no Brasil), de Michel-Rolph Trouillot’s. A série terá imagens documentais, materiais de arquivo juntamente com animações, e cenas interpretativas, com Josh Hartnett desempenhando um papel de destaque em alguns momentos.

A intenção de Peck é desconstruir a criação da história mascarada da escravidão que as pessoas conhecem, levando a todos uma história mais abrangente sobre a América, e sobre a África. Ele usará para isso passagens importantes que ele considera as mais sombrias da humanidade. “Este projeto tem sido meu maior desafio até agora”, disse o diretor nesta terça-feira, 18 de fevereiro ao anunciar o projeto.

“Isso me forçou a questionar não apenas nosso conhecimento comum, mas também minha própria experiência como cineasta. Estou animado que a HBO esteja apoiando essa visão”, continuou Peck, que atuará como produtor executivo ao lado de Rémi Grelleety. A produção ficará por conta da Velvet Film que assim como a ICM Partners será responsável pela distribuição do conteúdo internacionalmente.

Raoul Peck ganhou o Emmy de melhor documentário no ano passado por I am Not Your Negro, em que James Baldwin conta a história étnica na América moderna através de um romance inacabado chamado Remember This House, que foi indicado ao Oscar no ano de 2017.