Diretor Jurassic World, Colin Trevorrow revela ato de coragem ao propor mudança da franquia

Chris Pratt e Colin Trevorrow nos bastidores de Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros (Imagem: Divulgação)

A franquia Jurassic Park passou por uma significativa mudança quando foi reiniciada em 2015, passando a se chamar Jurassic World, mas a mudança não foi fácil segundo o diretor Colin Trevorrow e outros produtores do longa. Vender aquela ideia significava quase que romper com algo que foi considerado sagrado nos anos 90.

“Eu consigo pensar em uma coisa. Mudar o nome da franquia levou um pouco de convencimento”, disse o cineasta em um bate papo com o site Collider durante um painel da Comic Con at Home, evento que substituiu a tradicional San Diego Comic Con. “Ele se chamava Jurassic Park e, se você pode imaginar na época, eles eram bem casados ​​com isso [este conceito]. Então, escrevi um e-mail com muito cuidado para Steven (Spielberg) perguntando se eu poderia mudar o nome da franquia. Não foi uma luta, mas levou um fim de semana para descobrir”.

A mudança de nome não apenas funcionou, mas também passou a fazer mais sentido para uma nova geração de espectadores. O filme de 2015 arrecadou mais de 1,6 bilhão de dólares nas bilheterias em todo o mundo, tornando-se a maior bilheteria de toda a franquia (mesmo ajustando os valores do filme de 1993 para os dias de hoje, ele perde). A Universal até renomeou os elementos de Jurassic Park de seus parques temáticos para Jurassic World, além de manter os longas com essa marca e até mesmo desenvolver uma série animada, e diversas linhas de produtos como action-figures.

Trevorrow que não fez parte do segundo filme, Jurassic World: Reino Ameaçado, está atualmente no comando da terceira parte, Jurassic World: Dominion que está há algumas semanas sendo feito no Reino Unido, e foi atrasado como toda a indústria pela pandemia causada pelo novo coronavírus. Em uma entrevista à revista Empire, ele disse que quarentena veio a calhar pois possibilitou que eles conseguissem trabalhar melhor os efeitos visuais das cenas já filmadas.