Diretor reacende debate sobre escalação de Me Chame Pelo Seu Nome

Luca Guadagnino (Divulgação)
Luca Guadagnino (Divulgação)

Atualmente o diretor Luca Guadagnino está divulgado seu novo trabalho, a série We Are Who We Are que estreou nesta semana na HBO. Devido à temática do seriado, é quase impossível não associá-lo ao filme Me Chame Pelo Seu Nome (Call Me By Your Name).

Aproveitando-se da semelhança, a imprensa está reavivando algumas polêmicas em torno do filme. Em recente entrevista, o The Independent questionou o diretor sobre a escalação de atores heterossexuais (Timothée Chalamet e Armie Hammer) para interpretarem personagens homossexuais.

 “Sinceramente, não acredito que tenha o direito de decidir se um ator é hetero ou não. Quem sou eu para saber o que alguém pensa de si mesmo dentro de si? Sim, Armie é um homem heterossexual com mulher e filhos e o mesmo pode ser dito de Timothée. Mas devo pedir-lhes que jurem por sua sexualidade, por suas identidades, por seus desejos, antes de eu os escalar? Eu não”.

Critérios de escalação

O diretor continuou: “Se eu tivesse que escalar o que as pessoas acham que é real para um papel, eu não seria capaz de escalar. Não posso escalar um gay para interpretar Oliver. Tenho que escalar Oliver para interpretar Oliver porque as identidades dos homens gays são tão múltiplas quanto as flores no reino da terra. Portanto, não existe uma identidade gay. Uma pessoa que é gay é completamente diferente de outra que é gay”.

“Então, se eu tiver que ser preciso nesse tipo de observação enfadonha, eu poderia escalar Oliver, mas Oliver não existe. Ele é uma criatura do [escritor] André Aciman. Voltamos ao último ponto que quero destacar, que é que a beleza de atuar é a possibilidade da criação e incorporação de novos seres por meio da arte de atuar”, finalizou o cineasta.

Na mesma entrevista, o diretor falou sobre o corte de cenas de nudez frontal,  que estavam previstas no roteiro original escrito por James Ivory

Formado em administração e psicologia. Adora cartoons, animes e series animadas. Atualmente faz curso de desenho com especialização em cartoons.