Diretor revela truque para conseguir editar cena perturbadora de Doutor Sono

Jacob Tremblay em Doutor Sono (Reprodução)
Jacob Tremblay em Doutor Sono (Reprodução)

Uma das cenas mais perturbadoras de Doutor Sono foi o assassinato do Bradley Trevor, o menino jogador de baseball interpretado por Jacob Tremblay. O diretor do filme Mike Flanagan, revelou em um entrevista para o Cinema Blend que músicas pop o ajudaram a editar a cena, tal trabalho foi feito por quatro horas durante vários dias seguidos.

Flanagan relatou: “Não estou brincando sobre isso, enquanto a editávamos – porque você pode ouvir, estávamos na ilha de edição da Warner Brothers e podemos ouvir através das paredes – há outros filmes como Annabel Comes Home editando ao lado. E como, houve um período de dois dias e meio em que fizemos a primeira montagem disso, ou estou analisando as imagens brutas e tentando encontrar tudo, e são apenas gritos. E então arrastamos todo o áudio para baixo, e eu colocava coisas como ‘Walking On Sunshine’ muito alto. Não apenas para abafar os gritos dos outros escritórios, mas porque depois de algumas horas de filmagem, eu queria morrer. O espectador ainda consegue suportar a cena, pois Abra aparece no meio, a coisa toda é por quatro minutos e meio”.

Existe muito trabalho por trás das câmeras, e editar uma simples sequência pode demorar dias, o que pode ser um trabalho que pode levar o diretor e a equipe ao limite. Flanagan continuou: “Fizemos talvez cem versões dessa sequência. Nenhuma cena mudou mais do que aquela. E você verá os artefatos por toda parte. Você nunca ouve sua voz completa, uma vez que a primeira facada acontece. O áudio é puxado para trás, como se ele estivesse embaixo da água. E você pode ouvir o Nó Verdadeiro respirando muito mais alto do que você pode ouvi-lo gritando. Como, fizemos todo tipo de coisa para tentar fugir dele. Houve um certo ponto, sempre soubemos que estava lá, onde se recuássemos demais, a cena… sua importância no filme não estaria mais lá e, sem ela, não tínhamos o motor que lançava Abra e Dan no resto da história e ilustrou as apostas para ela, o que poderia ter acontecido com ela”.

Doutor Sono é a sequência de O Iluminado e mostra Danny Torrance ainda tentando superar os terrores do passado, Seus dias de paz acabam quando ele encontra uma garota com poderes telepáticos. O filme na versão do diretor já está disponível em DVD e outra mídias digitais.