Diretora fala sobre espectadores percebendo mensagens ocultas em Matrix

Lilly Wachowski (Divulgação)
Lilly Wachowski (Divulgação)

A franquia Matrix é um dos maiores sucessos do cinema, principalmente por conta dos efeitos especiais e de diversas questões filosóficas que aborda. As irmãs Wachowki criaram um universo vasto através de três filmes e que muitas coisas acabaram usadas em várias outras produções cinematográficas. As duas cineastas também introduziram nos filmes diversos temas transgêneros que vem sendo descobertos pelos fãs.

Lilly Wachowki ficou emocionada ao perceber que décadas depois as pessoas estão descobrindo essas conexões. Ao longo da trilogia Matrix, vimos a discussão da percepção de realidade, perigos da tecnologia e a ideia de se transformar. O personagens ao entrar na Matrix se tornam entidade superpoderosas, mortais e elegantes, como se tornassem o que realmente são, o que veem de si mesmos.

Recentemente, em vídeo no YouTube, Lilly Wachowki falou o quanto ficou feliz por perceber que os espectadores notaram os temas trans dentro da franquia. Ela disse: “Fico feliz que tenha saído, essa era a intenção original. Mas o mundo ainda não estava pronto no nível corporativo. O mundo corporativo não estava pronto para isso. Quando você faz filmes e é uma arte pública, acho que qualquer tipo de arte que você coloca no universo existe um processo de desapego. Porque está entrando em diálogo público. Gosto que há um processo de evolução em que nós, como seres humanos, engajamos na arte de uma maneira não-linear, falar sobre algo de novas maneiras e sob nova luz “.

Ela acrescentou: “Eu amo como esses filmes são significativos para pessoas trans, elas sempre me dizem: ‘esses filmes salvaram a minha vida’. Porque quando você fala sobre transformação, principalmente em ficção científica, que se trata de imaginação e de transformar o impossível em possível, há um diálogo muito grande com o público”.

Confira o vídeo completo abaixo:

Para 2022 está sendo aguardado o quarto filme da franquia Matrix, cujas gravações já iniciaram.

Formado em administração e psicologia. Adora cartoons, animes e series animadas. Atualmente faz curso de desenho com especialização em cartoons.