Diretores de Vingadores respondem à crítica de Anthony Mackie sobre falta de diversidade na Marvel

Anthony Russo e Joe Russo (Foto; Divulgação)

Há algumas semanas o ator Anthony Mackie virou notícia ao participar de um bate-papo online e criticar publicamente a postura da Marvel Studios, empresa em que ele trabalha, em relação à diversidade em seus filmes, em frente e atrás das câmeras. Agora, os diretores Anthony e Joe Russo, responsáveis pelo sucesso Vingadores: Ultimato resolveram responder ao ator.

Na ocasião, o astro de Falcão e o Soldado Invernal disparou: “[…]Temos o poder e a capacidade de fazer essas perguntas. Me chateia de verdade que fiz sete filmes da Marvel e todos os produtores, todos os diretores, todos os dublês, todos os estilistas, todos os assessores, todo mundo é branco”. O ator também alegou que Pantera Negra, um filme majoritariamente negro em seu elenco, foi o único que também contou com profissionais negros nos bastidores.

“Se você só pode contratar pessoas pretas para um filme preto, você está dizendo que elas não são boas o suficiente quando você tem um elenco predominantemente branco?”, continuou ele, que será o novo Capitão América quando sua série de seis episódios finalmente estrear na Disney+, streaming da empresa.

Durante o podcast MovieMaker, os irmãos Russo falaram sobre a situação: “Acho que todos nós podemos fazer melhor na diversidade, constantemente neste negócio, e em todas as facetas de cada indústria – então ele não está errado em tudo”, disse Joe. “Acho que todos temos que trabalhar mais para continuar endossando e apoiando a diversidade em ambos os lados da câmera.”

Anthony acrescentou: “Temos uma tonelada de respeito por Anthony Mackie. Ele não é apenas um ator incrível, mas ele é uma pessoa incrível, e nós amamos nossa colaboração com ele”.  Os profissionais dirigiram o primeiro filme de Mackie no MCU, assim como quase todas as suas aparições na franquia Vingadores. A Marvel está se esforçando para tentar mudar essa imagem em sua fase 4, seja com suas séries, seja com heróis de outras etnias e nacionalidades como Shang-Chi.