Disney anuncia criador da ‘Moratória’ como seu novo CEO

Bob Iger e Bob Chapek, na troca de CEO da Disney
Bob Iger e Bob Chapek, na troca de CEO da Disney (Divulgação)

Troca da bastões acontecem nas melhores e piores empresas, e a Disney não escapa desta lógica. Nesta terça-feira, 25 de fevereiro a toda poderosa do entretenimento anunciou que substituiria seu atual CEO, Bob Iger. No lugar dele, entrará Bob Chapek, ex-presidente dos parques, e produtos Disney, que passará a assumir imediatamente. Com isso, Iger permanecerá na empresa como Presidente Executivo, dirigindo empreendimentos criativos até o final de seu contrato em dezembro de 2021.

“Com o lançamento bem-sucedido dos negócios diretos ao consumidor da Disney e a integração da Twenty-First Century Fox já em andamento, acredito que este é o momento ideal para fazer a transição para um novo CEO. Tenho a maior confiança em Bob e espero trabalhar em estreita colaboração com ele nos próximos 22 meses, pois ele assume essa nova função e se aprofunda nos negócios e operações globais multifacetadas da Disney, enquanto continuo focado nos esforços criativos da empresa”, disse Bob Iger em comunicado.

“Bob será o sétimo CEO nos quase 100 anos de história da Disney e provou ser excepcionalmente qualificado para liderar a empresa no próximo século. Ao longo de sua carreira, Bob liderou com integridade e convicção, sempre respeitando o rico legado da Disney e, ao mesmo tempo, assumindo riscos inteligentes e inovadores para o futuro. Seu sucesso nos últimos 27 anos reflete sua liderança visionária e o forte crescimento dos negócios e resultados estelares que ele alcançou consistentemente em suas funções na Parks, Consumer Products e no Studio. Sob a liderança de Bob como CEO, nosso portfólio de grandes negócios e nosso pessoal incrível e talentoso continuarão a servir a Companhia e seus acionistas nos próximos anos”, continuou Iger.

O novo chefão agradeceu pela oportunidade. “Estou incrivelmente honrado por assumir o papel de CEO daquela que realmente acredito ser a maior empresa do mundo, e por liderar nossos membros e funcionários excepcionalmente talentosos e dedicados. Bob Iger transformou a Disney na empresa de mídia e entretenimento mais admirada e bem-sucedida, e tive a sorte de ter um lugar na primeira fila como membro de sua equipe de liderança. Compartilho seu compromisso com a excelência criativa, a inovação tecnológica e a expansão internacional e continuarei a abraçar esses mesmos pilares estratégicos no futuro. Tudo o que alcançamos até agora serve como uma base sólida para mais histórias criativas, inovação ousada e tomada de riscos ponderada”.

Dentre as grandes conquistas de Chapek na Disney, empresa em que atua desde 1993 está a transição do formato de home-vídeo de DVD para Blu-ray, e também o que ele chama de ‘Cofre Disney’, no Brasil chamado de Moratória Disney, que consistia em lançar poucas unidades de um filme em home-vídeo para evitar o encalhe, e só lançar o mesmo título novamente muitos anos depois.