Disney desvenda grande mistério por trás de Frozen 2

Frozen 2
Frozen 2 (Divulgação)

Quem assistiu a Frozen 2 já sabe que durante todo o filme, Elsa ouve uma voz misteriosa, e a Disney fez questão de colocar fim às especulações dos fãs, para revelar de quem é a voz. O filme se concentra em contar a história da realeza de Arendelle três anos depois dos primeiros acontecimentos (de Frozen: Uma Aventura Congelante) num momento de autodescoberta da protagonista, que resolve buscar suas origens despertando os espíritos elementares, descobrindo ao ir para Ahtohallan que ela é o quinto elemento natural.

Em todo o percurso, a voz a persegue, e ninguém consegue compreender exatamente se aquilo tratava-se de um outro espírito, ou um tipo de voz interior da própria Elsa.

A Disney e os criadores de Frozen 2 encerraram o debate, confirmando que a voz realmente é de Iduna, mãe de Elsa e Anna. Em Into The Unknown: The Making of Frozen II – um documentário sobre bastidores disponibilizado no Disney+, plataforma de streaming da Casa do Mickey Mouse, que mostra o desenvolvimento do filme – há muita discussão sobre a voz que Elsa ouve.

No episódio 3, a co-diretora de Frozen 2 , Jennifer Lee, confirma que uma decisão foi tomada: “Todos concordamos definitivamente, vamos responder que a voz é a mãe”. Além disso, veio a adição dos vocais de Iduna na música Show Yourself, o número musical climático que acompanha a autodescoberta de Elsa, com os compositores Robert Lopez e Kristen Anderson-Lopez trabalhando nas vozes, e inserindo trechos vocálicos da canção de ninar que Iduna canta para as filhas no início do filme.

Conforme detalhado no documentário, a voz de Elsa foi um dos maiores obstáculos para o Frozen 2 superar. Mesmo menos de um ano após a conclusão do longa, ainda havia muito debate entre as pessoas que faziam o filme sobre quem ela pertencia, com Lee notando que todas tinham “opiniões diferentes”. O design de produção Michael Giaimo chegou a dizer no documentário que aquilo tudo era um pouco confuso. Frozen 2 está disponível na Amazon Prime Vídeo.