Dois filmes premiados do Festival de Cannes entrarão no catálogo da Netflix

I lost my body
I lost my body (Imagem: Divulgação)

A Netflix acaba de comprar dois filmes que foram premiados no Festival de Cannes 2019. São eles, ‘Atlantique’ e ‘I Lost My Body’. O primeiro foi o vencedor do Grande Prêmio, e o segundo levou o prêmio da Semana da Crítica. O que muitos não sabem é que há uma disputa entre o Festival e a Netflix, que impede que seus filmes concorram na mostra anual.

Uma das regras do festival é que essas produções concorrentes sejam exibidas nos cinemas da França, e há outra lei do local que pede para que os longas só estejam nas plataformas digitais após 36 semanas do lançamento nos cinemas, coisa impossível para o serviço Netflix. Por esse motivo, o Streaming não lança títulos originais comerciais nos cinemas do país.

Apesar de todas essas leis e regras, nada impede que o serviço compre os direitos dos filmes que estrearam no Festival de Cannes, porém, os longas não podem ser exibidos em todos os países. Os dois filmes comprados pela Netflix não vão chegar na China, Benelux e França. Atlantique também não estará disponível na Suíça e Rússia.

Filmes

‘Atlantique’ gira em torno da história de uma menina de 17 anos que nutre uma paixão por um pedreiro, porém, ela foi prometida para outro homem. Quando o rapaz e o colega somem no mar, um incêndio destrói o casamento da protagonista, Ada, e os espíritos dos homens que morreram voltam para buscar justiça. Já a animação ‘I Lost My Body’ vai seguir a história de uma mão que se perde do corpo do dono, e a partir daí, parte para uma aventura para encontrá-lo.