Dois Irmãos: Uma Jornada Inesquecível repete referência já feita em Toy Story 4

O brinquedo Garfinho é o novo brinquedo em Toy Story 4 (Imagem: Divulgação)

Dois Irmãos: Uma Jornada Inesquecível é o mais recente filme de animação da Disney/ Pixar lançado nos Estados Unidos no streaming na última sexta-feira, 20 de março, devido à impossibilidade do público de ir ao cinema devido ao surto do coronavírus. E muita gente não sabe, mas o longa repete uma referência que já tinha aparecido em Toy Story 4.

O filme que contou com Tom Holland e Chris Pratt como dubladores originais além de ter easter-eggs sobre Harry Potter, e O Senhor dos Anéis, contou com uma alusão ao conto medieval do Rei Arthur, e a espada Excalibur. O longa se passa em um mundo mítico e fantástico onde a invenção da tecnologia fez com que o uso da magia fosse diminuído.

Ian, um elfo adolescente recebe um cajado mágico de seu falecido pai como presente de aniversário de 16 anos. Eles tentam usar o cajado para trazer o pai de volta por 24 horas, mas o feitiço dá errado, e o pai aparece apenas da cintura para baixo. Eles então partem para uma missão para consertar isso, completar o feitiço e assim ver o pai por inteiro.

Tanto Dois Irmãos, como Toy Story 4 fizeram alusão à história da espada na pedra usando uma piada culinária para isso. No filme mais recente, quando a mãe de Ian sai em missão para recuperar o triturador de maldições, ela vai até uma loja de penhores onde tinha deixado o objeto para pagar algumas dívidas. A tal loja fica em um shopping, e é possível ver uma outra loja com o nome de The Sword in the Scone (A Espada no Bolinho).

Em Toy Story 4, a mesma loja aparece quando Woody está tentando impedir que Garfinho, o novo brinquedo de Bonnie se jogue no lixo por não se considerar um brinquedo. Quando os pais de Bonnie vão com ela para fazer uma refeição é possível ver a tal The Sword in the Scone. Como a referência é apresentada em dois filmes, a piada pode realmente apoiar a teoria de longa data proposta pelo escritor Jon Negroni de que todos os filmes da Pixar existem dentro de um universo compartilhado.