Don Cheadle relata péssimas experiências que teve com a polícia

Don Cheadle como Máquina de Combate (Divulgação)

Depois do mundo testemunhar a morte de George Floyd por um policial no mês passado, diversos protestos começaram contra o racismo e a brutalidade policial. O assunto tomou proporções enormes, fazendo com que até astros da tv e do cinema se pronunciassem, e um deles foi Don Cheadle, conhecido por interpretar o Máquina de Combate no Universo Cinematográfico da Marvel.

Em uma entrevista para The Tonight Show wtih Jimmy Fallon, Cheadle compartilhou as péssimas experiências que teve com policia dos Estados Unidos pelo fato de ser um homem negro. O ator pontuou que muitas pessoas tem histórias envolvendo racismo e brutalidade policial, ele ainda disse que já foi abordado inúmeras vezes e relatou um desses casos (via Legião dos Heróis).

“Eu acho que muitas pessoas negras têm histórias de como seus pais os alertaram sobre como se comportar ao entrar em contato com a polícia, e as regras sobre como se certificar de chegar em casa seguro, o que você tem que fazer. Então, infelizmente, isso era algo que tínhamos que aprender muito cedo. Eu já fui parado [pela polícia] mais vezes do que posso contar… eu sempre me encaixo na descrição. Eu costumava finalizar as frases deles. Eles diziam: ‘Estamos parando você porque’ e eu dizia: ‘Porque eu me encaixo na descrição’”.

Ao lembra do caso de George Floyd, Don Cheadle revelou que já se viu entre a vida e a morte diversas. Ele ainda disse que essa questão não é novidade, contudo esses atos violentos não eram filmados como hoje, e devido a essas gravações feitas pela população, estão percebendo a gravidade dessas ações.

O ator acrescentou: “Isso é algo que já aconteceu comigo várias vezes. Eu tenho bons amigos que quase foram mortos pela polícia por nada. Isso não é algo novo pra mim, desde que esses vídeos começaram a sair. É algo que todos nós sabíamos que acontecia, elas só não eram filmadas. Eu já tive armas colocadas na minha cabeça”.