Downton Abbey recebe aprovação surpreendente no Rotten Tomatoes

Downton Abbey (2019)
Atriz Maggie Smith em cena de trailer do filme Downton Abbey (2019) (Reprodução/YouTube – Focus Features)

Desde que abriu sua temporada de avaliações e críticas no Rotten Tomatoes, o filme Downton Abbey, adaptação da série televisiva, tem chamado atenção. Isso porque o longa, dirigido por Michael Engler e com lançamento agendado para o próximo dia 20 de setembro nos cinemas norte-americanos, embora chegue nesta sexta-feira (13) em outros cinemas internacionais e venha para o Brasil apenas no dia 21, tem recebido índices surpreendentes de aprovação no site.

Com um desempenho de estreia equivalente a 83% de aprovação, o filme garantiu análises positivas e tem se mantido dessa maneira até agora. Embora a nota tenha caído e esteja, até o fechamento deste texto, no patamar de 78%, com um total de 45 críticas, o longa produzido pela Focus Features e com roteiro de Julian Fellowes chamou atenção por detalhes diferentes.

Entre as principais análises, estão a forma da narrativa e sua maneira de retratar uma época, que ganharam destaque nos apontamentos feitos no Rotten Tomatoes.

Confira algumas avaliações:

“Downton Abbey, nas telonas ou nas telinhas, é um delírio elegíaco sobre uma época de consensual feudalismo”, escreveu Nigel Andrews, do Financial Times.

“É um retorno à sua forma, e sua narrativa compassada funciona muito mais como um brilhante e magnífico especial de Natal”, afirmou Hanh Nguyen, do IndieWire.

“Um episódio bônus da popular série que deve satisfazer completamente os fãs”, disse Rafer Guzman, do Newsday.

“Isso tem a dupla função de atrair gargalhadas de fãs que conhecem os personagens e usar alegorias familiares o suficiente para manter, para os novatos, as coisas leves e fáceis de seguir”, pontuou Luke Y. Thompson, da Forbes.

Possui Mestrado em Comunicação e Graduação em Jornalismo. Pesquisa cultura pop e também trabalha com o tema.