Dublado ou legendado? Saiba a preferência dos brasileiros na Netflix

Logo da Netflix
Logo da Netflix (Reprodução/Facebook – Netflix)

Escolher entre as opções dublado ou legendado na hora de assistir a um filme ou a uma série não é uma dúvida para assinantes dos serviços de streaming, sobretudo da Netflix, que oferece diversos tipos de idioma e possibilidade de configurar a legenda da melhor forma possível para o cliente. Por conta disso, a plataforma de streaming conseguiu mapear o perfil de seus usuários e definiu qual é a preferência dos assinantes brasileiros.

De acordo com dados levantados pela companhia e revelados pelo vice-presidente da empresa, Todd Yelling, a maioria dos assinantes brasileiros da Netflix prefere assistir aos conteúdos do catálogo na modalidade dublada. Entretanto, há uma diferença que precisa ser ressaltada. A preferência pela opção de dublagem é maioria entre o público jovem e a constatação da opção pela dublagem foi feita a partir de 13 Reasons Why.

Enquanto apenas 16% dos assinantes viram a série com legendas, 84% preferiu ver a produção com dublagem. Em contrapartida, entre o público mais adulto, legenda e dublagem são disputados com mais proximidade. De acordo com as informações reveladas, se tomarmos, por exemplo, a série House of Cards, 50% do público preferiu ver a série com legenda e 50% deixaram o áudio original e partiram para a dublagem.

Com isso, de acordo com a Netflix, há uma necessidade de expandir sempre mais a possibilidade de legendas e dublagens. Recentemente, com a chegada da nova série estrelada por Jason Bateman para a plataforma, já foram disponibilizadas 25 línguas distintas, entre legendas e dublagens. E o número deve aumentar em breve para 28, de acordo com o vice-presidente da Netflix.

Portanto, pelos dados, de uma forma geral, o público brasileiro da Netflix prefere assistir a seus conteúdos favoritos na modalidade dublado. Entretanto, como a plataforma de streaming também esclareceu, isso varia entre os vários perfis de público e, dessa maneira, entre as próprias obras.

Possui Mestrado em Comunicação e Graduação em Jornalismo. Pesquisa cultura pop e também trabalha com o tema.

bostancı escort