Duna: Denis Villeneuve dá sua opinião sobre a versão de David Lynch

Timothée Chalamet estrela a nova adaptação de Duna (Imagem: Divulgação/ Warner Bros.)

Com estreia prevista para dezembro, a nova adaptação de Duna, clássico da literatura de ficção cientifica de Frank Herbert, é comandada por Denis Villeneuve (A Chegada) e traz Timothée Chalamet (Me Chame Pelo Seu Nome) no papel de Paul Atreides. No entanto, essa não é a primeira vez que a obra é adaptada para os cinemas. Em 1984 foi lançada a versão de David Lynch (Twin Peaks), que contou com Kyle MacLachlan (Twin Peaks) e não teve uma recepção muito boa. Um fracasso financeiro e com críticas bem razoáveis, o longa não é do agrado do próprio diretor, que não teve seu corte final na tela.

Em entrevista concedida à Empire, Villeneuve falou sobre a adaptação feita por Lynch. Apesar de parecer gostar do longa mais que o próprio realizador, o cineasta acredita que era preciso fazer uma nova versão. “Sou um grande fã de David Lynch, ele é o mestre”, afirmou o cineasta. “Quando eu vi Duna [de Lynch], me lembro de estar animado, mas a opinião dele… há partes que amo e outros elementos com os quais me sinto menos confortável. Então é tipo, eu me lembro de estar meio satisfeito. É por isso que eu estava pensando comigo mesmo: ‘Ainda há um filme que precisa ser feito sobre esse livro, apenas uma sensibilidade diferente'”.

Já David Lynch não parece muito animado com a nova adaptação. Em conversa com o THR em abril, o diretor foi bem apático em sua resposta. O desinteresse é justificado pela sua decepção com a sua própria versão. “Eu tenho zero interesse em Duna. Porque foi uma dor de cabeça para mim. Foi um fracasso e não tive o corte final. Eu contei essa história um bilhão de vezes. Não é o filme que eu queria fazer. Gosto muito de certas partes – mas foi um fracasso total para mim”, disse.

Além de dirigir, Denis Villeneuve também assina o roteiro junto com Eric Roth (Forrest Gump) e Jon Spaihts (Passageiros). Ao lado de Timothée Chalamet estão Rebecca Ferguson, Oscar Isaac, Josh Brolin, Zendaya, Stellan Skarsgard, Charlotte Rampling, Jason Momoa, Javier Bardem, Dave Bautista e Chang Chen.

Duna tem estreia marcada para 18 de dezembro.

 

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), apaixonada por literatura, cartas e pela magia do cinema. Escritora de histórias e trajetos dos amores.