Eddie Redmayne comenta nova polêmica envolvendo J. K. Rowling

Dan Fogler e Eddie Redmayne em Animais Fantásticos e Onde Habitam (Divulgação)

J. K Rowling, conhecida mundialmente pela série de livros Harry Potter, se envolveu em uma grande polêmica no Twitter após compartilhar e fazer comentários irônicos sobre uma reportagem que usava a expressão “pessoas que menstruam”. Tais comentários geraram revolta entre os fãs das escritora e a comunidade LGBTQ+.

Vários artistas como Daniel Radcliffe, Emma Watson, Evanna Lynh, e até a Warner Bros. se pronunciaram sobre o caso e se diziam contra o que J. K. Rowling expressou através de seus tuítes. Em uma entrevista para a Variety, Eddie Redmayne, que interpreta Newt Scamander na série de filmes Animais Fantásticos, também deu seu parecer sobre a polêmica.

O ator disse: “Respeito pelas pessoas transgênero permanecem um imperativo cultural, e com o passar dos anos eu tenho tentado constantemente me educar. É um processo em andamento. Como alguém que trabalhou tanto com J.K. Rowling quanto com membros da comunidade trans, eu queria deixar absolutamente clara minha opinião. Eu discordo dos comentários de Jo. Mulheres trans são mulheres, homens trans são homens e identidades não-binárias são válidas. Eu nunca gostaria de falar em nome da comunidade, mas sei que meus queridos amigos e colegas transgênero estão cansados do questionamento constante de suas identidades, o que quase sempre resulta em violência e abuso. Eles simplesmente querem viver suas vidas em paz e é hora de deixá-los fazer isso”.

Eddie Redmayne ganhou destaque no filme A Garota Dinamarquesa, de 2016, o filme mostra uma dos primeiras cirurgias de mudança de sexo, onde mostra um artista deprimido recuperando o gosto pela vida durante essa transição. O filme garantiu a Redmayne o Oscar de Melhor Ator.

Esta não foi a primeira vez que J. K. Rowling se envolveu em polêmicas envolvendo pessoas trans. Em 2019 a escritora recebeu uma série de críticas após dar seu apoio a uma britânica que perdeu o emprego após se mostrar contra uma proposta do governo que tornaria mais fácil os transgêneros mudarem de sexo legalmente. No Twitter, Rowling escreveu: “Vista-se como quiser. Chame a si mesmo do que quiser. Durma com qualquer adulto que consinta você. Viva sua melhor vida em paz e segurança. Mas forçar as mulheres a deixarem seus empregos por afirmarem que sexo é real? #IStandWithMaya (eu apoio Maya)”.