Edição 2020 do Festival de Cannes sofre mudança devido à pandemia de Covid-19

Logo do Festival de Cannes (Imagem: Reprodução)

Mais um grande evento afetado pela pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Previsto para acontecer entre os dias 12 e 23 de maio, o Festival de Cannes foi adiado. A direção do tradicional festival decidiu mudar a data e segundo informações da Variety, a ideia, inicialmente, é tentar reagendar o evento para o final de junho e início de julho.

“Neste momento de crise global de saúde, nossos pensamentos vão para as vítimas do Covid-19 e expressamos nossa solidariedade a todos que lutam contra a doença. Assim que o desenvolvimento da situação sanitária francesa e internacional nos permitir avaliar a possibilidade real, tornaremos nossa decisão conhecida, de acordo com nossa consulta contínua ao governo francês e à prefeitura de Cannes, bem como com o Membros do conselho do festival, profissionais da indústria cinematográfica e todos os parceiros do evento”, disse a produção do festival em comunicado.

“Enquanto isso, o Festival de Cannes presta seu apoio vocal a todos aqueles que convocam firmemente todos a respeitarem o isolamento geral e pedem para mostrar solidariedade nesses tempos difíceis para o mundo inteiro”, acrescentou.

A primeira edição do Festival de Cannes aconteceu em 1946 e o adiamento é inédito na história do evento. Em 1948 e 1950 não houve a realização do festival devido a problemas financeiros, e em 1968 foi cancelado devido às revoltas de estudantes e operários em toda França, que estavam em greve. A interrupção foi apoiada por grandes nomes como Jean-Luc Godard, François Truffaut e Claude Lelouch, por exemplo.

Além das milhares de contaminações, dos inúmeros e tristes óbitos, a pandemia do novo coronavírus tem causado cancelamentos de eventos, fechamentos de parques e espaços públicos, interrupções de produções e adiamentos de filmes.

Velozes e Furiosos 9, Um Lugar Silencioso – Parte II, 007 – Sem Tempo para Morrer, Viúva Negra, Run, Os Novos Mutantes, Pedro Coelho 2: O Fugitivo, The Lovebirds, Espíritos Obscuros, Trolls 2, Espiral – O Legado de Jogos Mortais, Antebellum, No Gogó do Paulinho, A Menina Que Matou os Pais/ O Menino Que Matou meus Pais e o live-action de Mulan são alguns dos filmes que chegarão aos cinemas em outra data. The Witcher, Stranger Things, Wynonna Earp, Fargo, Riverdale, Carnival Row, entre outras séries, tiveram suas filmagens interrompidas.

 

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), apaixonada por literatura, cartas e pela magia do cinema. Escritora de histórias e trajetos dos amores.