Edward Norton recusou papel em Avatar 2? Entenda

Edward Norton
Edward Norton no filme O Incrível Hulk (2008) (Reprodução/Marvel Studios)

O que você acharia de ver Edward Norton na franquia Avatar? Muitos não sabem, mas o ator recusou um papel no segundo capítulo da saga, que tem data de lançamento agendada para 2021. O ator, que ficou famoso por interpretar o Hulk no filme O Incrível Hulk, de 2008, produzido pela Marvel Studios, afirmou, em entrevista à Total Film, que recusou um papel no longa-metragem Avatar 2, de James Cameron.

Segundo o próprio Norton, o motivo da recusa foi por conta do personagem. Ele gostaria de dar vida a um membro da raça Na’vi, mas, ao que tudo indica, este papel não foi oferecido a ele. “Sou amigo de James Cameron e o admiro e adoro muito. Então, quando ele chegou com essa proposta para Avatar 2, eu basicamente disse: ‘Se eu não for um Na’vi, eu não quero fazer. Não quero fazer parte do mundo industrial. Sou Na’vi ou nada'”, revelou o ator.

Recentemente, quem também revelou ter recusado um papel no filme Avatar, mas no primeiro capítulo da saga dirigida por Cameron, foi o ator Matt Damon. Em entrevista à revista britânica GQ, Damon disse que foi convidado pelo diretor James Cameron, cineasta responsável pela produção, que lhe convidou para protagonizar o longa, mas o ator acabou recusando para não trazer problemas para outros projetos nos quais estava envolvido.

Cameron ofereceu 10% da receita do filme, mas, mesmo assim, Damon não aceitou. Segundo as contas feitas pela revista britânica, se tivesse aceitado, o ator teria recebido aproximadamente US$ 250 milhões, um valor que estaria próximo, hoje, de R$ 1 bilhão.

“Eu deixei mais dinheiro na mesa do que qualquer ator, na verdade. Quero dizer, meu maior arrependimento é – teria causado problemas para o Paul Greengrass [diretor de cinema] e todos os meus amigos na franquia Bourne, então eu não podia fazer – mas Cameron me disse no curso da conversa: ‘Bom, você sabe, eu só fiz seis filmes’. Eu não tinha me ligado nisso. Ele trabalha com pouca frequência, mas você conhece todos os filmes dele. Então, parece que ele fez mais do que a realidade. Eu percebi que, ao dizer não a essa oportunidade, eu provavelmente estaria passando a chance de trabalhar com ele algum dia. Então, isso foi horrível e ainda é brutal. Mas meus filhos têm o que comer. Eu estou indo bem”, disse Matt Damon.

Possui Mestrado em Comunicação e Graduação em Jornalismo. Pesquisa cultura pop e também trabalha com o tema.