Elon Musk e Ivanka Trump fazem referência a Matrix e levam resposta da diretora do filme

Keany Reeves como Neo em Matrix (Foto: Reprodução)

Matrix nos apresentou uma das cenas mais icônicas da série e que é usada até hoje tanto através de memes, quanto em discussões políticas. A cena em questão é quando Morpheus apresenta pra Neo duas pílulas, uma azul e uma vermelha, onde a primeira faria retornar o protagonista ao estado de alienação e a segunda o faria encarar a realidade. E recentemente essa referência foi usada pelo empreendedor Elon Musk e a filha de Donald Trump, Ivanka Trump, como relatado em uma matéria do site Rolling Stone.

Elon Musk publicou em seu Twitter a frase “Tome a pílula vermelha”, tal frase vem ganhando força entre os políticos conservadores de direita nos EUA, e logo em seguida, Ivanka respondeu o tuíte com “Já tomei!”. Ao ver a interação, a diretora de Matrix, Lilly Wachowski, não perdeu tempo em responder os dois e escreveu: “Vão se f*der”. Logo depois, Wachowski postou um link para doações para uma ONG que ajuda pessoas transexuais ou de de gênero fluído que se encontram em situação vulnerável, como resposta às recentes decisões de Trump contra a comunidade LGBT+.

Não é a primeira vez que os apoiadores ou o próprio Trump recebem uma resposta atravessada do meio artístico. Nesta semana, o presidente dos Estados Unidos publicou em seu Twitter um vídeo usando deepfake onde colocou seu rosto no lugar do rosto do ator Bill Pullman, em uma cena que ator protagonizou um memorável discurso no filme Independence Day. Pullman se mostrou descontente com a publicação e respondeu: “Minha voz não pertence a ninguém além de mim, e não estou concorrendo à presidência – este ano”.

A trilogia Matrix foi um grande sucesso dos cinemas e ajudou bastante na discussão sobre controle, liberdade, teorias da conspiração, o poder da inteligência artificial e muito mais. O quarto filme da franquia está sendo esperado para 2021, mas não foram revelados detalhes sobre o projeto.