Em homenagem, série sobre Zé do Caixão é liberada no YouTube

Zé do Caixão
Cena do personagem Zé do Caixão no filme À Meia-Noite Levarei Sua Alma, primeira produção da Trilogia Zé do Caixão, quando houve a apresentação do personagem (Imagem: Divulgação)

O canal Space fez uma homenagem ao cineasta e ator José Mojica Marins, que interpretou o famoso personagem Zé do Caixão, criado por ele mesmo. A emissora da TV paga liberou no YouTube uma minissérie sobre o personagem e o diretor. O conteúdo está disponível gratuitamente para o público. José Mojica Marins morreu na última semana, no dia 19 de fevereiro, aos 83 anos, vítima de uma broncopneumonia.

Os detalhes foram divulgados em comunicado feito pela filha do ator, Liz Marins, à Folha de S. Paulo. Para quem não acompanhou os detalhes sobre a produção, a minissérie é estrelada pelo ator Matheus Nachtergaele e foi feita com base na biografia chamada “Mojica, Maldito – A Vida e o Cinema de José Mojica Marins”. Ao todo, a minissérie conta com seis episódios e o primeiro deles pode ser assistido no vídeo disponibilizado ao fim deste texto.

José Mojica Marins e seu personagem, o Zé do Caixão, ficaram conhecidos como destaques do gênero terror no Brasil. O diretor também levava o título de pai do Terror no país. Isso porque sua carreira consistiu em trabalhos sobre o gênero, seja atuando, seja executando a função de diretor. O velório ocorreu na quinta-feira (20), no auditório do Museu da Imagem e do Som (o MIS).

Vale lembrar que, em sua carreira, o criador do personagem Zé do Caixão deixou mais de 40 filmes. Seu principal personagem foi apresentado pela primeira vez em 1964, no filme À Meia-Noite Levarei a Sua Alma, dirigido e roteirizado pelo próprio cineasta, José Mojica Marins. Além disso, o filme foi o ponto inaugural da chamada Trilogia Zé do Caixão, personagem que fez sucesso também no cenário internacional, nos anos 1990, quando recebeu o nome de Coffin Joe.

Confira o primeiro episódio da série sobre Zé do Caixão e o cineasta José Mojica Marins: