Em meio à polêmica com trans, autora de Harry Potter toma atitude drástica sobre prêmio

J.K. Rowling
J.K. Rowling (Imagem: Divulgação)

J.K Rowling devolveu o prêmio Ripple of Hope (Onda de Esperança, em tradução livre), outorgado pela fundação Robert Kennedy Human Rights. O prêmio é dado às personalidades que se destacam por “demonstrar compromissos com mudanças sociais”. A devolução do prêmio vem na esteira da polêmica que se desenrola entre autora de Harry Potter e a comunidade trans dos Estados Unidos. 

Tudo começou quando a autora foi acusada de transfobia após tuítes seus em que discorria sobre uma matéria inclusiva que denominava “mulheres” como “pessoas que menstruam” virem a tona. Em seus comentários, a escritora defende que a identidade de gênero de alguém é uma determinação exclusiva de seu sexo biológico. Essa posição, na prática, marginaliza a identidade de pessoas trans. Diversas celebridades, entre elas, Daniel Radcliffe, que estrelou o personagem criado pela escritora, Harry Potter nos cinemas, discordaram publicamente de Rowling.

A devolução do prêmio é um novo capitulo da polêmica. Junto com ele, Rowling emitiu um comunicado oficial que lembrou seu apoio à comunidade LGBT, contrariando as afirmações do presidente da fundação, Kerry Kenedy, de que ela seria “responsável por machucar pessoas trans”. 

Rowling ainda mostrou o seu posicionamento contrário ao da RFKHR a respeito do debate entre os direitos das mulheres e direitos das pessoas trans. “(…) Nenhum prêmio ou designação, não importa minha admiração pela pessoa que o recebeu, significa tanto para mim que eu perderia o direito de seguir as regras de minha própria consciência”, declarou J.K. Rowling em um trecho do seu posicionamento publicado em seu site oficial.

Há cerca de um mês, Rowling foi um dos nomes signatários de uma polêmica carta-manifesto, assinada por intelectuais como Margaret Atwood, contra a cultura do cancelamento e censura na internet.

 

Amante das diversas formas de expressão cultural. Viciado em séries, e sempre por dentro das últimas novidades do cinema. Ama dramas e sempre tenta dar uma oportunidade para as fantasias, distopias e os longas de ação e terror.

ankara escort