Em meio a polêmicas, JK Rowling recebe elogios de Stephen King

JK Rowling
JK Rowling (Reprodução)

Autor de terror, Stephen King, costuma comentar diversos assuntos através do Twitter, e desta vez ele usou a rede social para fazer um elogio à sua colega JK Rowling levando o público a ficar curioso e até chateado já que na lista dos fãs, a autora está cancelada devido a comentários preconceituosos. “TROUBLED BLOOD é tão bom ou melhor do que os outros romances de Cormoran Strike / Robin Ellicott. JK Rowling é uma contadora de histórias maravilhosa e uma estilista talentosa. Estou amando esse aqui”, escreveu ele sobre o novo livro lançado por ela neste mês.

Há um tempo, esse tweet aparentemente inócuo não seria um grande problema. É apenas um escritor de sucesso elogiando outro. Eventos recentes, no entanto, geraram uma tempestade de fogo em torno do posto. Os comentários dos fãs vão de desapontados a totalmente enojados devido à descarada transfobia de Rowling nos últimos meses.

A romancista foi criticada por muitos grandes nomes este ano, incluindo (mas não se limitando a) as estrelas da franquia que ela inventou. Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint expressaram sua forte desaprovação das posturas prejudiciais na comunidade transgênero que a criadora de Harry Potter repetidamente compartilhou com o mundo. E não é difícil ver de onde estão vindo.

No entanto, nem todas as reações aos seus pontos de vista foram negativas. Robbie Coltrane, que interpretou Hagrid nos filmes Potter, expressou seu apoio a escritora e, aparentemente, agora King está fazendo o mesmo. O ator Eddie Redmayne, protagonista da franquia de filmes Animais Fantásticos e Onde Habitam, baseada nos livros da autora, contou em entrevista recente que chegou a escrever uma carta para ela, sobre a visão deturpada que ela tem sobre as pessoas trans, que já sofrem tanto preconceito, sobretudo por ela ter colocado em seu novo livro um serial killer que se veste de mulher para seduzir suas vítimas.