Entenda a frase em grego dita pelo Número 5 em The Umbrella Academy

Aidan Gallagher, o número 5, em The Umbrella Academy (Reprodução / Netflix)
Aidan Gallagher, o número 5, em The Umbrella Academy (Reprodução / Netflix)

Atenção a matéria a seguir contém spoilers!

No final da primeira temporada de The Umbrella Academy vimos o Número 5, interpretado por Aidan Gallagher, transportar seus irmãos para o passado antes que sejam mortos pelo apocalipse causado por Vanya (Ellen Page). No início da segunda temporada, vimos que o 5 teve problemas em sua viagem no tempo, e ele e seus irmãos acabaram se separando em Dallas na década de 1960.

Para evitar um novo fim do mundo, o Número 5 começa uma jornada para reunir seus irmãos e em seguida encontrar o pai que os adotou, Reginald Hargreeves (Colm Feore). Alguns irmãos conseguem até ter contato com o Reginald, mas sem muito sucesso, pois ele se mostra um homem extremamente frio e desconfiado.

Na tentativa de despertar algo em Reginald Hargreeves, no quarto episódio da segunda temporada, 5 diz uma frase em grego. Isso parece ter funcionado, mas o homem volta a ignorar o filho. O site CBR traduziu o que foi dito em grego, e a frase pode ter muito a ver com o personagens de Gallagher e Feore. A frase dita foi: “Ἄνδρα μοι ἔννεπε, μοῦσα, πολύτροπον, ὃς μάλα πολλὰ”. A frase parece meio solta na série, pode carregar muitos significados.

A tradução é: “Canta para mim, ó Musa, o varão industrioso que, depois de haver saqueado a cidade sagrada de Tróade, vagueou errante por inúmeras regiões, visitou cidades e conheceu o espírito de tantos homens”. A frase faz parte de um diálogo de abertura do livro A Odisseia, escrito por Homero, que Hargreeves obrigou seus filhos a decorarem durante seus treinamentos.

A Odisseia segue a história de Odisseu, que após várias aventuras decide encontrar seu caminho de volta para casa. Isso pode ter ligação com o número cinco, pelo fato dele ter passado anos perdido no futuro até conseguir voltar para a linha do tempo da qual pertence. E “vagueou errante por inúmeras regiões”, pode significar a jornada do personagem em busca de seus irmãos.

As frase “varão industrioso”, pode fazer referência a Reginaldo Hargreeves, que é um milionário que tem um importante papel na sociedade. Enquanto “vagueou errante por inúmeras regiões, visitou cidades e conheceu o espírito dos homens”, também pode se aplicar ao personagem, pois é revelado que ele é um alienígena disfarçado de humano.

Formado em administração e psicologia. Adora cartoons, animes e series animadas. Atualmente faz curso de desenho com especialização em cartoons.