Novelas de sucesso, geralmente são reprisadas pela TV Globo alguns anos depois de sua exibição original, seja no Vale a Pena Ver de Novo, no canal Viva ou até mesmo no novo horário destinado às reprises pela emissora carioca.
É o caso, por exemplo, de tramas como Laços de Família, O Cravo e a Rosa, Chocolate com Pimenta, O Clone, Por Amor e A Viagem, que inclusive, já foram exibidas mais de uma vez nas telinhas.
SELECIONAMOS PARA VOCÊ
No entanto, algumas novelas, por mais icônicas que sejam e independente dos altos índices de audiência, nunca foram reprisadas pela TV Globo.
Pensando nisso, listamos abaixo, 7 tramas que fizeram muito sucesso na emissora, mas que inexplicavelmente, não tiveram a chance de serem exibidas mais uma vez no canal carioca. Confira:
Uga Uga (2000)
A novela escrita pelo autor Carlos Lombardi foi exibida entre 8 de maio de 2000 e 20 de janeiro de 2001, no horário das sete da TV Globo. Apesar do sucesso entre o público na época, a trama nunca foi reprisada na emissora carioca.
Uga Uga, inclusive, ocupa a terceira posição no ranking de maiores audiências de novelas das sete da década de 2000. Ficando atrás apenas de Da Cor do Pecado (2004) e de Cobras e Lagartos (2006), ambas já reprisadas.
O possível motivo para Uga Uga não retornar as telinhas seriam as polêmicas envolvendo entidades de proteção dos índios, que criticaram o modo como eles eram retratados na história.
Kubanacan (2003)
Apesar de estar disponível no Globoplay, a novela Kubanacan também nunca teve a chance de ser reprisada pela TV Globo. Assim como Uga Uga, a trama foi escrita por Carlos Lombardi, exibida originalmente entre 5 de maio de 2003 e 24 de janeiro de 2004 na faixa das 19h.
Um dos personagens mais lembrados até hoje pelo público é o Pescador Parrudo, protagonizado por Marcos Pasquim.

América (2005)
Sucesso no horário nobre da TV Globo, a novela América, de Glória Perez é outra trama que nunca foi reprisada pela emissora. A história que traz Deborah Secco (Sol), como protagonista, foi exibida entre 14 de março e 5 de novembro de 2005 e sempre é muito lembrada por fãs nas redes sociais.
Embora não esteja na mira da emissora para uma possível reprise, América estará disponível no Globoplay a partir de abril deste ano. A novela foi a segunda maior audiência da década de 2000 no horário das nove, perdendo apenas para Senhora do Destino (2004).
Um dos temas principais abordados na novela foi a entrada ilegal de imigrantes nos Estados Unidos, tendo como base, o sonho da protagonista de morar no país em busca de melhores condições.

A Favorita (2008)
Com uma trama inovadora que tinha como mistério quem era a verdadeira vilã da história: Flora (Patrícia Pillar) ou Donatela (Claudia Raia), a novela A Favorita, do autor João Emanuel Carneiro também conquistou bons números de audiência, mas nunca foi reprisada pela TV Globo.
Para a alegria dos fãs que sempre pediam a trama no Vale a Pena Ver de Novo, em 2020, a emissora disponibilizou a novela no catálogo do Globoplay. A Favorita foi exibida originalmente entre 2 de junho de 2008 e 16 de janeiro de 2009.

Escrito nas Estrelas (2010)
Uma das novelas mais aclamadas da autora Elizabeth Jhin, Escrito das Estrelas também nunca foi reprisada pela TV Globo. Exibida de 12 de abril a 24 de setembro de 2010 no horário das seis, a trama tinha uma história muito instigante, envolvendo espiritualismo, reprodução humana e questões éticas associadas aos avanços da ciência genética.

Salve Jorge (2012)
Embora não tenha conquistado bons números de audiência, Salve Jorge é uma novela muito lembrada pelo público. A trama de Glória Perez acompanhava os dramas e desafios vividos pela protagonista Morena (Nanda Costa) e abordava temas como exploração sexual e tráfico humano.
Salve Jorge foi exibida originalmente de 22 de outubro de 2012 a 18 de maio de 2013, no horário das 21h. Apesar de ser uma novela icônica, também nunca foi reprisada pela TV Globo.

Amor à Vida (2013)
Outra novela muito lembrada pelos telespectadores é Amor à Vida, do autor Walcyr Carrasco. A trama foi exibida exibida originalmente de 20 de maio de 2013 a 31 de janeiro de 2014 e nunca teve chance de ser reprisada pela emissora.
Um dos grandes destaques de Amor à Vida foi o vilão Félix, protagonizado por Mateus Solano. A trama também é muito lembrada por exibir pela primeira vez em uma novela brasileira, um beijo gay. A cena foi interpretada por Solano e Thiago Fragoso.

O que você achou? Siga @entreteoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.
Graduado em Comunicação Social, um mineiro que adora escrever sobre assuntos relacionados ao entretenimento e redes sociais em geral.