Abdominoplastia: cirurgião plástico lista os 5 principais cuidados para o pós-operatório

A abdominoplastia é uma das cirurgias plásticas mais famosas do Brasil. O procedimento visa remover excesso de pele recorrente de um processo de emagrecimento significativo.

O processo que pode ser decorrente de dieta, exercícios físicos ou até mesmo gravidez. Por isso, a cirurgia plástica não é considerada um tratamento para obesidade. O procedimento é indicado para pessoas que querem recuperar a firmeza muscular do abdômen.

O Entretê conversou com o Dr. Regis Milani, Cirurgião Plástico pela Universidade Federal de São Paulo. O profissional da saúde explicou quais são os 5 principais cuidados que o paciente deve ter no pós-operatório.

Quais os benefícios e quanto custa a abdominoplastia?

De acordo com o cirurgião plástico, o repouso é essencial para uma recuperação de sucesso. Além disso, ele listou o uso de medicamentos corretamente, assim como uma alimentação saudável. A seguir, você confere a lista completa:

1. Repouso e recuperação: Siga as instruções do médico sobre repouso e atividades permitidas durante o período pós-operatório. Evite esforços físicos excessivos para permitir uma cicatrização adequada.
2.Curativos e higiene: Cuide dos curativos conforme as orientações médicas e mantenha a área operada limpa para evitar infecções. Lave as mãos antes de mexer nos curativos.
3.Medicamentos: Tome os medicamentos prescritos no horário e dose indicados pelo médico para controlar a dor e evitar infecções, caso seja necessário.
4.Alimentação: Siga uma dieta equilibrada e leve, evitando alimentos pesados e que possam causar desconforto gastrointestinal. Beba bastante água para manter-se hidratado.
5.Sinais de alerta: Fique atento a qualquer sinal de infecção, como vermelhidão, inchaço, aumento da dor ou secreção no local da cirurgia. Caso ocorram, entre em contato com o médico imediatamente.
IMPORTANTE: Nem toda pessoa pode fazer abdominoplastia. É preciso pesquisar bem um profissional de saúde e se submeter a exames médicos para receber autorização para passar pelo procedimento. O preço pode variar de acordo com o cirurgião plástico e a localização da clínica.