Ana Maria Braga pede desculpas após falar de preconceito reverso

Ana Maria Braga se desculpou após falar de racismo reverso (Imagem: Reprodução/GloboPlay)

Após usar um termo de preconceito reverso, em uma conversa relacionada à DJ Lumena, que estava no BBB 21, a apresentadora Ana Maria Braga abriu o coração na última terça-feira (02), e se desculpou pela declaração. Segundo a loira, ela só conseguiu entender que estava errada após ler diversas mensagens de ativistas em suas redes sociais, rebatendo a sua fala.

“Ontem, depois do programa, eu li várias postagens nas redes sociais informando que eu havia feito um comentário equivocado. Foi quando mostramos a Lumena falando com o Fiuk sobre ‘branquitude’, se referindo a Carla Diaz. Nesse momento usei a expressão preconceito reverso, entendido por muitos também como racismo reverso. Vieram muitas críticas e isso me impulsionou ir atrás da informação”, começou ela.

Em seguida, ela ainda detalhou de forma objetiva e reta, o pensamento de ativistas que não acreditam de forma alguma, em um preconceito reverso de negros contra brancos.

“Muitos ativistas e pensadores da atualidade criticam o discurso do preconceito contra brancos, reforçando que a definição de racismo não se limita à cor da pele. Para esses estudiosos, racismo é um sistema de opressão e, para haver racismo, deve haver relações de poder. Negros não possuem poder institucional para serem racistas contra brancos”, falou ela.

Pedido de desculpas

Após explicar o seu entendimento se baseando nas opiniões dos internautas, a contratada da TV Globo não demonstrou orgulho de seu erro e pediu desculpas ao público e fãs.

“Temos visto no BBB uma dificuldade na conversa e alguns conflitos estabelecidos em torno do tema, mas isso também é reflexo da dificuldade que a sociedade ainda tem em lidar com essas questões. Vamos debatendo, vamos aprendendo e chamando mais gente para essa conversa. Então, não faz sentido usar essa expressão. Eu peço desculpas e aproveito o que aconteceu como oportunidade para mais informação“, falou ela.

Nova fase

Ana Maria voltou aos estúdios da TV Globo Em São Paulo no inicio da semana passada. Com mais tecnologia e interação do público, a comunicadora fez questão de opinar sobre o assunto.

“Fui a primeira apresentadora no Brasil a ter um site. Me considero muito tecnológica. Já tinha computador, quando a máquina ainda era um ‘bicho papão’ aqui no Brasil. Tecnologia, botões me encantam, adoro apertar tudo e saber como funcionam. Rede social é a ferramenta que nos aproxima e conecta com rapidez ao público. Lido muito bem com elas, me divirto muito e renovo energias com as postagens e stories”, desabafou ela.