Ana Maria Braga usa expressão racista e internautas desaprovam

Ana Maria Braga
Ana Maria Braga (Reprodução/TV Globo)

A apresentadora Ana Maria Braga, de 72 anos de idade, durante a edição do Mais Você desta quarta-feira (22) voltou a usar uma expressão racista. A polêmica teve início após o jornalista Fabrício Battaglini mostrar uma plantação de girassóis, em Cerquilho, no interior de São Paulo.

“Tem alguns momentos, não quando vocês passam perrengues, eu fui repórter de rua durante muito tempo e morro de inveja, inveja boa, inveja branca de estar aí onde está. Você aí e eu aqui hoje, que lindas”, disse a apresentadora.

A expressão “inveja branca” em questão, é avaliada por muitos como uma fala extremamente racista por associar o branco como algo bom.

Internautas se revoltam

Nas redes sociais, a declaração da veterana da Globo, acabou sendo desaprovada pelos internautas: “E Ana Maria Braga soltando uma expressão racista: “uma inveja boa, uma inveja branca!” Não tem jeito: o racismo nosso de cada dia sempre transparece na expressão espontânea”, falou o primeiro internauta.

“Ana Maria Braga falando “inveja branca”????… inveja é inveja e não tem cor!!! Coisa racista: atrelar o que é ruim e negativo à cor negra ou preta… isso tem que ser mudado, principalmente na fala de comunicadores…”, disparou um internauta. 

“Inveja boa, inveja branca não me surpreende hoje. Ontem já teve o vestido positivo X negativo era um vestido metade preto metade branco, que Fabrício disse que ouviu no papo da Ana Paula com a naMaria”, disparou um usuário. 

Piada de duplo sentido

Há algumas semanas, Ana Maria Braga fez uma piada de duplo durante o Mais Você. Na ocasião, a comunicadora mostrava uma reportagem como descascar mandioca da forma correta sem desperdiçar o legume. Um feirante entrou ao vivo durante o programa para esclarecer para  Ana Maria Braga e os telespectadores: “Mas a mandioca do senhor é fininha”, brincou ela.

“Faz tempo que você trabalha com mandioca?”, perguntou a apresentadora. “Faz 26 anos que eu pego na mandioca”, respondeu o feirante com nome de Fernando. “O negócio dele é a mandioca, o meu não é, né? a mandioca do senhor é mais parruda”, questionou Ana Maria.