Andréa Beltrão defende o prazer feminino e fala sobre menopausa

Rebeca (Andrea Beltrão) se masturba em cena de Um Lugar ao Sol (Foto: Reprodução/TV Globo)
Rebeca (Andrea Beltrão) se masturba em cena de Um Lugar ao Sol (Foto: Reprodução/TV Globo)

Andréa Beltrão tem feito muito sucesso com sua personagem Rebeca em ‘Um Lugar Ao Sol’. Na trama, ela vive uma mulher de 50 anos, que enfrenta crises no casamento e o desejo de se relacionar com um homem mais novo. Além disso, a história aborda ainda, a masturbação e os desafios da menopausa.

Em entrevista ao ‘Fantástico’, no último domingo (19), a atriz defendeu o prazer feminino e ressaltou que a masturbação é algo normal.

“Quem é que não se masturba na vida?”, questionou a artista, que espera poder ajudar outras mulheres com sua personagem. “Seria muito bom que isso acontecesse, que fosse um grãozinho de areia nessa construção, que é muito grande, né? De uma mulher livre, solta, feliz.”, afirmou.

Beltrão, que tem 58 anos, disse que se identifica em muitos aspectos com sua personagem em ‘Um Lugar Ao Sol’ e ressaltou seu incômodo com alguns questionamentos sobre a menopausa.

“Eu acho que a Rebeca, eu tenho muito dela, ela tem de mim. Quando eu vou ao médico e me perguntam quando eu entrei na menopausa, até essa pergunta me irrita. Isso parece que é uma pergunta tipo ‘Quando você morreu? Quando você parou de sentir prazer?’ Eu não me sinto confortável. Será que a gente não tem outra forma, mais leve, de falar desse assunto?”, destacou Andréa.

Bastidores da cena

Após repercussão da cena, Andréa Beltrão concedeu uma entrevista para a jornalista Maria Fortuna, do jornal O Globo, onde comentou sobre os bastidores das gravações e a importância da abordagem do tema na trama.

“Achava que essa cena nem iria passar. Pensei: ‘Será? Nove horas da noite’. Nesses tempos tão retrógrados, tão Idade Média politicamente falando, tão Bíblia na mão, com todo respeito à religião de cada um… Quando foi ao ar, falei: ‘Ah, que ótimo’”, iniciou ela. “Me mandaram algumas coisas de pessoas dizendo: ‘Que absurdo uma mulher se masturbando na hora do jantar’. Bom, é que a gente não escolhe exatamente a hora que vai se masturbar, né? Cada mulher se masturba na hora que dá vontade nela. Achei bom, achei um bom barulho, um bom combate, uma boa provocação”, afirmou a atriz.

Autora defendeu cena de masturbação

Lícia Manzo, autora de ‘Um Lugar Ao Sol’, também defendeu a cena de masturbação protagonizada por Andréa Beltrão na novela.

“E eu li muitas vezes assim: cena desnecessária. Eu acho o contrário, é necessária. Desnecessário é o que não precisa mais ser discutido, e a masturbação precisa ser discutida. O prazer feminino precisa ser discutido. Precisa ser descolado desse lugar da vulgaridade.”, defendeu ela.