Após quatro meses, Faustão não decola e acende alerta na Band

Faustão não decolou na Band e tem audiência abaixo do esperado (Foto: Rodrigo Moraes/Band)
Faustão não decolou na Band e tem audiência abaixo do esperado (Foto: Rodrigo Moraes/Band)

Quatro meses após a estreia, Faustão ainda não atingiu o esperado pela Band. O ex-global está abaixo da audiência que a emissora previa para o horário. Apesar de ter feito o ibope da faixa crescer, já ficou um sinal de alerta.

A previsão da Band é de que a atração comandada por Fausto Silva tivesse audiência em torno de 5,5 pontos de média na Grande São Paulo, conforme o Entretê adiantou. Passados quatro meses, o programa atingiu esse índice apenas nos primeiros dias no ar, em janeiro.

Audiência em baixa

Ao mercado, a emissora apresentou um estudo feito entre janeiro e março, que mostrou como está a audiência do Faustão na Band pelo país. Os maiores índices foram em São Paulo (4,4 pontos), Porto Alegre (4,0 pontos) e na Grande Campinas, interior paulista (4,0 pontos).

Os piores desempenhos do programa tem sido em Salvador (1,8 pontos), Brasília (1,4 pontos) e Fortaleza (1,0 ponto). No Rio de Janeiro, o ibope ficou em 2,1 pontos nesse período. No PNT (Painel Nacional de Televisão), a média nacional, fechou com 3,0 pontos.

De acordo com a Band, a atração de Faustão aumentou a audiência da emissora em 130% na faixa das 20h30 às 22h30 quando comparado a dois meses antes da estreia.

Entre 17 de novembro de 2021 e 16 de janeiro de 2022, a emissora alcançou 3,7 milhões de telespectadores nessa faixa horária em todo o Brasil. Já entre 17 de janeiro e 06 de março, foi assistida por 8,5 milhões de pessoas.

Sinal de alerta para Faustão

Mesmo assim, a audiência está bem abaixo dos 5,5 pontos previstos para atingir na Grande São Paulo, o que disparou um sinal de alerta. Na primeira semana de maio, por exemplo, registrou 3,3 pontos de média na região metropolitana da capital paulista. No PNT foi ainda pior: 2,4 pontos.

Para alavancar o ibope de Faustão, a Band apostou em novos quadros para turbinar a atração. Em parceria com a HBO, o programa criou um concurso em busca de uma nova atriz para estrelar a primeira telessérie da plataforma no Brasil. O final da disputa está marcado para o fim de maio.

Além disso, a atração de Fausto Silva também lançou o A Hora da Decisão. O quadro se trata de um reality musical que tem como missão lançar uma nova dupla sertaneja. Com 17 episódios previstos, o quadro deverá terminar somente em 23 de agosto.

Revivendo os tempos do Domingão na Globo, Faustão também estreou o Se Vira da Band, uma nova versão do Se Vira dos 30. O quadro deve terminar em 15 de junho para dar lugar a uma nova atração. As novidades, no entanto, não tiveram efeito na audiência até o momento.