Apresentador deixa a Globo após 43 anos e fica sem despedida

Carlos Tramontina em seu último SP2 (Foto: Reprodução/TV Globo)
Carlos Tramontina em seu último SP2, nesta terça (26) (Foto: Reprodução/TV Globo)

A Globo perdeu nesta terça-feira (26) o jornalista Carlos Tramontina, um dos principais nomes da emissora no jornalismo em São Paulo. Após 43 anos, o apresentador do SP2 deixou o canal para cuidar da família.

O jornalista era um dos principais rostos da Globo de São Paulo e também comandou telejornais de rede do canal, como o Bom Dia Brasil, Jornal Hoje, Jornal Nacional e o Jornal da Globo. Atualmente no Conexão GloboNews, José Roberto Burnier será seu substituto à frente do SP2.

O último SP2 apresentado por Tramontina foi ao ar nesta terça, mas ele ficou sem despedida na Globo. No encerramento do telejornal, fez apenas um agradecimento ao público, sem maiores detalhes. “Eu quero mandar um abraço pra todos vocês. Muito obrigado pelo carinho! Boa noite”, disse.

A despedida de Carlos Tramontina

A despedida veio somente por meio das redes sociais, onde publicou um texto explicando sua saída da Globo. A princípio, o jornalista deixa a emissora para cuidar da família e, inclusive, já tem viagem programada para as próximas semanas.

“Um novo capítulo. Depois de 43 anos em atividades jornalísticas diárias, estou deixando a Globo, uma decisão tomada em comum acordo com a empresa. É hora de curtir a família, os hobbies e ter mais tempo para viajar, disse Tramontina.

“Tenho orgulho da minha carreira. Vivi intensamente importantes momentos do jornalismo ao longo destes anos”, declarou ele.

“Fui pioneiro na ancoragem na Globo São Paulo do primeiro telejornal fora do estúdio (Bom dia São Paulo – aniversário da Capital em 25/01/1990). Igualmente, ancorei o primeiro telejornal inteirinho a bordo de um helicóptero para comemorar os 15 anos do Bom dia São Paulo (abril/1992). Cobri todas as campanhas políticas desde 1982 e mediei debates em muitos Estados”, relembrou.

“Me sinto honrado por ter apresentado todos os telejornais da Globo em rede nacional – Bom dia Brasil, Jornal Hoje, Jornal Nacional e Jornal da Globo. E todos os de São Paulo”, afirmou.

“E nos últimos 24 anos falei com milhões de pessoas todas as noites no SPTV 2ª Edição. Ao mesmo tempo, compartilhei as coisas do nosso Estado em mais de 1.100 edições do Antena Paulista”, recordou o ex-titular do SP2.

“Entrei na casa de vocês, tomamos um cafezinho e nos tornamos amigos. Nas próximas semanas viajarei com a minha família em férias programadas anteriormente. Mas não vou me esquecer de vocês. Recebam um caloroso abraço e até a próxima”, finalizou Carlos Tramontina.

Colegas se manifestam

Muito querido, o veterano recebeu mensagens de colegas de dentro e fora da Globo. “Um dos caras mais incríveis e cordiais que conheci na emissora. Você vai gostar muito do mundo aqui fora, meu amigo! Aproveite!”, disse Dony de Nuccio. “Aproveite! Sucesso”, comentou Evaristo Costa.

“Mestre, colega tão querido e generoso. Muito obrigada, Tramontina! Por tanto! Óleo jornalismo. Aproveite muito!”, disse Aline Midlej. “Fã eterna. Você é referência, memória afetiva de tantas gerações de paulistanas, como eu, que te admiram demais. Beijo carinhoso e obrigada por tudo”, afirmou Andreia Sadi.