Bárbara Paz revela inspiração para viver vilã em trama da Globo

Bárbara Paz interpreta Úrsula em Além da Ilusão, nova novela das seis da Globo (Foto: Paulo Belote/TV Globo)
Bárbara Paz interpreta Úrsula em Além da Ilusão, nova novela das seis da Globo (Foto: Paulo Belote/TV Globo)

De volta às novelas da Globo, Bárbara Paz vai tocar o terror no horário das 18h. A atriz vai interpretar a manipuladora e ambiciosa Úrsula Alves em Além da Ilusão, próxima novela das seis que estreia em fevereiro.

Úrsula é misteriosa, ardilosa, uma mulher ambiciosa, e que tem uma história de vida forte. Não me inspirei em ninguém para fazê-la, simplesmente acho que uma mulher dos anos 40, que passou por essa guerra, que passou por várias coisas num momento da vida em que a mulher não tinha voz, uma pessoa que se cria sozinha, que é mãe solteira tem muitos obstáculos”, definiu ela, que revelou a inspiração para a viver a megera.

Inspiração para megera

“E falo não só da Úrsula, mas das mulheres em geral dessa época em que se divorciar, separar, ser mãe solteira era incabível, um afronte, era mulher non grata… Então essas mulheres, sim, são as inspirações. Em uma época em que ao mesmo tempo nós, mulheres, sofremos, mas é também um período muito bonito, começando a libertação, dos anos 20, 30 e 40, com movimentos muito importantes para o feminino”, declarou.

Ao falar sobre o novo trabalho, Bárbara destacou a leveza da trama. “‘Além da Ilusão’ é uma novela leve, suave, uma novela das seis, que conta quase como uma fábula uma história de amor e dor, porque todo amor tem dor, um grande folhetim como deve ser. É uma novela que tem a leveza que um folhetim pode ter, que tem seus lados escuros e claros, como é a vida, afirmou.

“Fala dos dois lados de uma mesma história, do que o destino reserva para cada um, e como um pode enganar o outro. Acho que tudo tem um outro lado na vida, nada é uma coisa só, nada é o que parece, sempre tem o outro lado da moeda. Esses dois lados que todo ser humano tem”, completou a atriz.

Bárbara Paz e sua vilã

Em Além da Ilusão, Bárbara vai contracenar com Thiago Voltolini e Danilo Mesquita, que interpretarão seu filho, Joaquim, nas duas fases do folhetim. Na história, assinada pela autora Alessandra Poggi, mãe e filho terão uma relação muito forte.

“A Úrsula, como uma boa mãe possessiva, usa bastante o filho para ensinar o que não deveria e para suprir o que ela não teve em vida. Está gerando uma pessoa bastante ambiciosa, assim como ela, talvez até pior. A criação do Joaquim não foi fácil, mas os dois têm uma relação de cumplicidade, até certo ponto, que a gente vai ver durante a novela, mas é uma relação de cumplicidade muito forte, de um endeusamento que esse filho tem por essa mãe, de uma confiança, uma entrega… Eles viram o jogo mesmo, Úrsula e Joaquim são parceiros no jogo da vida”, contou.

Na novela das seis, Eugênio (Marcello Novaes) é a grande paixão da megera. “Eugênio é a grande paixão da vida da Úrsula, foi um homem que a ajudou na vida e ela vai fazer de tudo para conquistá-lo, para conquistar esse coração, passando por cima de tudo o que vier pela frente, para poder deixá-lo sozinho no caminho. Essa é a grande meta da Úrsula, conquistar o Eugênio, com tudo o que vem junto”, explicou.

A personagem em Além da Ilusão

A atriz, no entanto, não limita Úrsula como apenas uma vilã. Vilão é uma palavra tão forte, né? Acredito que ela não é só uma pessoa malvada, que vai fazer coisas ruins. Não. Ela é uma mulher tentando sobreviver, tentando ser alguém na vida, mesmo que, pra isso, ela tenha que passar por cima de muita coisa e muita gente”, disse.

“Ela vai fazer de tudo para alcançar o que deseja na vida, que é ser alguém, ter um sobrenome, uma família, uma estabilidade financeira… E aí durante a novela você vai perceber quem ela é. Acho que de vilania todo ser humano está cheio, depende do ponto de vista. Então ela é mais uma”, pontuou Bárbara Paz.

Além da Ilusão estreia no dia 07 de fevereiro.