BBB 2022: saiba por que a Globo não muda o sistema de votação

Arthur Aguiar defende sua permanência no BBB 2022: ator é favorito a vencer o reality (Foto: Reprodução/TV Globo)
Arthur Aguiar defende sua permanência no BBB 2022: ator é favorito a vencer o reality (Foto: Reprodução/TV Globo)

A interferência de fã clubes nos rumos do BBB 2022 fez o público novamente se questionar o motivo da Globo não mudar o sistema de votação do reality show. A emissora tem algumas questões que a levam a manter como está.

Entra ano, sai ano e muito se questiona por quê a Globo não altera o sistema de votos do Big Brother Brasil. Isso porque, nos últimos anos, as torcidas organizadas têm influenciado diretamente no programa.

Interferência no BBB 2022

Arthur Aguiar é um dos maiores exemplos de como uma torcida influencia em todo o jogo. O BBB 2022 caiu em um marasmo com paredões previsíveis porque os persistentes “pãezinhos” (como são chamados os fãs do ator) fazem maratonas de votação.

Até agora, Arthur eliminou todos os seus rivais, conseguiu ir para o Paredão falso e está na final do reality. Se nas votações o marido de Maíra Cardi leva a melhor, com grande parte do público nas redes sociais não é a mesma coisa. Ele está sendo muito criticado na web.

A situação leva o público do BBB a questionar por quê a Globo não altera o sistema de votação. Muitos já sugeriram que a emissora adote um modelo em que seja permitido apenas um voto por CPF. Isso impediria que a mesma pessoa votasse mais de uma vez.

Por que a Globo não muda a votação do BBB?

Nesse formato, acabariam os mutirões de votação e realmente quem tivesse a maioria do público do seu lado levaria o prêmio máximo. Mas esse tipo de sistema de votação não é interessante para a Globo. E o Entretê explica os motivos.

Os números alcançados com a movimentação das torcidas para manterem seus favoritos no programa beneficiam o canal carioca. Tudo isso é usado no momento de vender a atração. Quanto mais altos forem os números, melhor.

Ao vender o Big Brother Brasil no mercado, uma parte importante destacada pela Globo é a relevância do programa no digital. Em 2020, por exemplo, a atração entrou para o Livro dos Recordes. Teve a maior votação da história do formato em todo o Mundo, com mais de 1,5 bilhão de votos.

O engajamento do público foi usado para vender a edição do ano seguinte e convencer aos anunciantes de que investir no reality é um ótimo negócio. O mesmo aconteceu com a temporada atual, que foi vendida com base no sucesso do BBB 21.

Além da movimentação nas redes sociais, com o atual sistema de votação, a Globo também conta com maior número de acessos em seu site. Quanto mais visitas, mais poderá cobrar dos anunciantes. A cota de patrocínio do programa, inclusive, já tem a parte digital incluída.

E assim seguirá o reality após o BBB 2022.