BBB 21: Nego Di afirma que Gilberto não é negro e diz: “ele é sujinho”

Nego Di (Foto: Reprodução/GloboPlay)
Nego Di (Foto: Reprodução/GloboPlay)

O comediante Nego Di, participante do Big Brother Brasil 21, deixou algumas pessoas revoltadas nesta sexta-feira (5), após fazer um comentário considerado problemático sobre Gilberto.

Em bate-papo com Karol Conká e Lumena, o artista brincou a tonalidade da pele de Gilberto, argumentando que o brother seria “sujinho” e não negro, como ele havia se afirmado em dias anteriores. Quem também acompanhou as falas do humorista foram Carla Dias, Pocah e Thais.

Di iniciou o papo dizendo que ficou incomodado ao ouvir de Gilberto, durante a festa Herança Africana, de que seria negro: “Deu vontade de levantar e ir embora”. Karol confirmou que também já ouviu o doutorando afirmar sua raça, mas preferiu desconversar. “Eu nem quis discutir, porque eu tinha mais o que fazer, me divertir”, disparou.

“Ele [Gilberto] disse que alguém na ‘festa da África’ falou que ele é branco. Eu falei para ele, o meu filho, para quem é branco, é preto, para quem é preto, é branco. Cada um tem seus achismos, mas saibam que vão te ver como branco”, disse Karol.

“Desde que eu me entendo por gente, eu me entendo como preta”, acrescenta Pocah. “Mas tem uma diferença da tua cor pra ele”, rebate Nego Di. Logo em seguida Karol compara Gil a Projota, mas Nego acredita que os dois não tem a mesma tonalidade de pele.

Apesar de Karol reafirmar que Gilberto tem traços negroides (características físicas de pessoas negras), Nego Di discorda e chega afirmar que ele deve ter apenas familiares negros e que ele poderia ser confundido com “muçulmano”.

“Não, pode dizer que é muçulmano, negro não. Ele tem cabelo liso. Teve alguém que disse pra esse cara que ele é preto e ele acreditou”, opinou Di. “Ele pode ter alguém, um vô, uma vó [negros]. O racismo só sofre quem é da nossa cor, o policial não te para porque tua mãe é negra. Ele é um pouquinho sujinho. Se esfregar bem…”, continuou.

 

Repercussão

Minutos antes, Nego também havia abordado o mesmo assunto com Projota e Arthur. As falas dos rapazes não pegaram bem nas redes sociais e também foram alvos de revolta. O nome dos participantes ficaram em destaque por toda a manhã.

“Para Nego Di, Karol Conka e Lumena, o Gilberto não é negro. Para as pautas identitárias de muitos movimentos negros, eu e milhares de brasileiros com a pele um pouco mais clara, também não. Quem não estiver na paleta de cores dos juízes raciais, vai servir de chacota”, escreveu um usuário do Twitter.

“Jaque Patombá e Nego Di falando que Gilberto não é negro é só mais um motivo na imensa lista pra eliminar esses arrombados do caraio #bbb21”, detonou mais um internauta.

“Parabéns ao Nego Di e Karol Conká que estão fazendo o jogo dos brancos e dizendo que Gilberto não é negro. Não é de hoje que o sul/sudeste apagam a negritude de pessoas que vem do nordeste. Isso nada mais é do que reflexo da política de embranquecimento da população brasileira”, destacou mais um.