BOMBA! Estes alimentos são considerados cancerígenos pela OMS e você não sabia

carnes processadas
BOMBA! Estes alimentos são considerados cancerígenas pela OMS (Foto: Reprodução / Internet)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) desempenha um papel crucial na identificação e classificação de alimentos cancerígenos (perigosos). Inclusive, alguns deles que podem representar risco de desenvolvimento de câncer.

Segundo informações do jornal O Tempo, a organização está cogitando a possibilidade de incluir o aspartame nessa lista. Esse é o adoçante artificial utilizado em refrigerantes dietéticos, que deve entrar para a lista de agentes possivelmente cancerígenos para humanos.

OMS tem lista de alimentos que podem causar câncer em consumo excessivo

Embora seja importante lembrar que o consumo desses alimentos não garante necessariamente o desenvolvimento da doença, a OMS fornece diretrizes para ajudar a reduzir o risco e promover um estilo de vida saudável.

Um dos grupos de alimentos considerados cancerígenos pela organização é o das carnes processadas. Isso inclui produtos como bacon, salsichas, salame e presunto. Estes alimentos são geralmente ricos em conservantes e aditivos, como nitratos e nitritos.

Eles podem ser convertidos em compostos cancerígenos no organismo. A entidade recomenda limitar o consumo dessas carnes e optar por alternativas mais saudáveis. Entre essas opções entram carnes magras, peixes ou opções vegetarianas.

Outro grupo de alimentos que a OMS alerta é o das carnes vermelhas, que inclui carne bovina, suína e de cordeiro. O consumo excessivo de carnes vermelhas foi associado a um risco aumentado de câncer colorretal. Para reduzir esse risco, a OMS sugere limitar o consumo das famosas carnes vermelhas.

O ideal é optar por fontes de proteína mais saudáveis, como aves, peixes, legumes e grãos. Além disso, o órgão ainda também menciona a importância de evitar o consumo excessivo de alimentos ricos em gorduras saturadas.

Nessa lista podemos incluir carnes gordurosas, laticínios integrais e alimentos processados ​​ricos em gordura. Esses alimentos têm sido associados a um maior risco de câncer, especialmente câncer de mama e próstata.

As notícias recentes destacam que a moderação e a variedade são essenciais para uma alimentação saudável. Embora a OMS classifique esses alimentos como cancerígenos, eles podem ser consumidos ocasionalmente como parte de uma dieta equilibrada.