Ceramidas: o que são e quais os benefícios para a sua pele?

Ceramidas
Ceramidas (Foto: Reprodução/Freepik)

Já ouviu falar nas ceramidas? Elas são indispensáveis para preservar a saúde da pele e dos cabelos, e ainda ajudam a manter a cútis hidratada. As ceramidas são lipídios que compõem até 50% da barreira natural da pele.

Elas são consideradas as principais formadoras do estrato córneo, camada mais externa da epiderme. Para entender para que elas servem, é só pensar na pele como uma parede de tijolos.

Um dos benefícios desses lipídios é a hidratação da pele

As ceramidas são a argamassa e os tijolos são as células. Elas formam uma camada de gordura que une e evita a perda de água das células, enquanto as protege contra agressões externas.

Esse tipo de lipídio, além de rejuvenescer a aparência, também:

  • Mantém a pele mais hidratada, saudável, firme e luminosa;
  • Reforça a barreira cutânea;
  • Te dá menos sinais de sensibilidade e inflamações;
  • Combate ao envelhecimento da pele.

Mas você deve estar se perguntando… nossa pele já não conta com a produção de ceramidas? A resposta é sim, mas danos causados por fatores internos e externos, como idade, radicais livres, exposição ao sol, entre outros, faz com que a ação das ceramidas produzidas pelo organismo se reduza, comprometendo a barreira protetora da pele.

A falta de ceramidas no organismo pode causar uma série de problemas, desde pele ressecada, coceiras e vermelhidão. Essa ausência também pode piorar as rugas e doenças como dermatite atópica e psoríase.

Para evitar que isso aconteça, é importante hidratar a pele diariamente. Por isso, prefira os cosméticos que contenham ceramidas na composição, ou que estimulem sua produção, ideais para ajudar na reposição do componente.

Mas se você notar que sua pele está ressecada, com coceira ou vermelhidão ao extremo, procure a ajuda de um dermatologista de confiança. Somente ele pode dizer se esses são sintomas de falta de ceramidas no seu organismo.

Se for esse o caso, ele recomendará produtos para você incluir na sua rotina diária de skincare e para seu tipo de pele. Afinal, há produtos para peles secas, mistas e oleosas.