Chefão do BBB, Boninho alfineta concorrentes da Globo: “Se não é bem-feito, não vai durar”

Boninho, diretor do BBB e chefe dos realitys da Globo (Foto: Reprodução/TV Globo)
Boninho, diretor do BBB e chefe dos realitys da Globo (Foto: Reprodução/TV Globo)

Diretor responsável pelo núcleo de realities da Globo, José Bonifácio Brasil de Oliveira, o Boninho, alfinetou concorrentes ao falar sobre o BBB, projeto que está sob seu comando desde a estreia.

Em entrevista ao Meio & Mensagem, o diretor falou sobre como foi olhar para os realities lá atrás, numa época que ainda eram uma aposta. Ele ainda comentou sobre a trajetória e o sucesso dos programas do gênero.

“Trabalhar com reality depende basicamente de entregar um produto bem-feito. Se não é bem-feito, o reality não vai durar, assim como a novela não vai durar”, declarou.

“Sempre olhei e ainda olho o reality como entretenimento. Quando ele começou a aparecer no mundo inteiro, falei que iria funcionar. O importante de tudo é você fazer bem-feito, essa é a diferença“, disse Boninho.

O diretor falou sobre a arte de se reinventar a cada ano para dar novos ares ao BBB e ainda sobre as dificuldades para implantar o formato no Brasil.

“Quando fizemos o primeiro BBB, as pessoas pensavam que iria acabar. Mas aí sabíamos que tínhamos que fazer o segundo melhor. Depois, que tínhamos que fazer o terceiro melhor ainda. Ele sobrevive porque fazemos direito, afirmou.

Boninho revela as dificuldades do BBB

“Quando me chamaram para fazer o Big Brother, a primeira coisa que falei foi que o formato original do programa não cabia no Brasil. Era uma casa com 50 m², com uma banheira para tomar banho. Achei que aquilo não era o Brasil, que tínhamos que redesenhar e eles toparam fazer isso”, relembrou.

Boninho afirmou ainda que cada temporada tem seu diferencial, por mais que o público achem os participantes iguais: “Por mais que falem que os participantes são parecidos, nós estamos criando o tempo todo e cada BBB é um BBB com sua característica e diferencial que vai sendo construído ao longo do caminho”.

“Costumo dizer que reality é uma novela ao contrário porque, na novela, você escreve um texto e desenvolve essa gravação. No reality, você precisa ser mais criativo porque é necessário correr atrás de uma história que está acontecendo. É preciso de um grupo genial de autores, editores, que sentem juntos para pensar em como contar aquela história e como ela será empacotada”, disse.

Por fim, Boninho comentou sobre seus projetos na Globo. “A gente faz reality show, um show de realidade. Eu tenho umas 49 temporadas, 12 formatos diferentes na minha mão, fora os realities que criei para o programa da Ana Maria Braga, como o SuperChef”, concluiu.