Chefão do SBT evita falar de audiência: “Pergunta pra Netflix”

Silvio Santos no comando do Roda a Roda (Foto: Reprodução/SBT)
Silvio Santos no comando do Roda a Roda; SBT vive crise de audiência (Foto: Reprodução/SBT)

Em tempos de crise no ibope, o SBT tem evitado falar de audiência. Chefão artístico do canal, Fernando Pelegio afirmou estar satisfeito com os índices das novelas infantis, que são o principal produto da emissora.

Desde o início da pandemia de Covid-19, em 2020, a rede de Silvio Santos tem exibido reprise de suas tramas infantis. A retomada do setor acontece com Poliana Moça, que começou a ser gravada no ano passado e estreia nesta segunda-feira (21).

SBT sem metas

Ao ser questionado sobre a meta de audiência, Pelegio disse que existe apenas uma expectativa. Ele disse que o pensamento no SBT é em colocar no ar um bom produto.

Não tem uma meta. A gente tem uma expectativa, não temos controle sobre as nossas concorrentes. Temos que pensar no nosso e fazer muito bem feito. E está bem feito”, afirmou ele na coletiva da trama.

Diretor de planejamento artístico e criação da emissora, ele considerou Poliana Moça como a melhor novela produzida pelo canal. “Uma obra maravilhosa. Talvez a melhor obra que o SBT fez até hoje, declarou.

Fernando Pelegio, diretor artístico do SBT, durante a coletiva de Poliana Moça (Foto: Lourival Ribeiro/SBT)
Fernando Pelegio, diretor artístico do SBT, durante a coletiva de Poliana Moça (Foto: Lourival Ribeiro/SBT)

Desde que o canal de Silvio Santos passou a reprisar os folhetins infantis, a audiência caiu bastante. Atualmente, Carinha de Anjo tem oscilado entre 6 e 8 pontos na Grande São Paulo. Está bem longe dos índices de dois dígitos que a emissora tinha com inéditas.

Audiência satisfatória

Quando perguntado se a missão de Poliana Moça é recuperar o público perdido, Pelegio negou. O diretor considerou satisfatória a audiência da reprise de Carinha de Anjo. “Acho que é uma boa audiência”, opinou ele ao dizer que a novela tinha marcado 8 pontos no Ibope.

Com o SBT em crise de audiência, o executivo desviou. Ele argumentou que as novelas infantis produzidas pela emissora são vistas em outras plataformas, como Youtube e Netflix, e que isso é considerado.

“E o que é audiência? Hoje quando a gente produz, coloca no ar no SBT, no Youtube… quando a gente coloca um capítulo de Poliana no Youtube, tem 1 milhão de visualizações em horas. Isso também conta”, disse.

Pergunta pra Netflix se está satisfeita com As Aventuras de Poliana, Carinha de Anjo e Carrossel. Também é audiência”, disparou Fernando Pelegio.

“Quando a gente faz um produto, não necessariamente para o SBT. Mas a gente faz para o Brasil, para o Youtube, para os streamings. A audiência é conjunta. Quantas milhões de pessoas veem o nosso produto?! Isso nos orgulha muito e é muito grande, concluiu o diretor.