Chico Pinheiro deixa a Globo após desgaste e mal-estar

Chico Pinheiro no Bom Dia Brasil (Foto: Reprodução/TV Globo)
Chico Pinheiro não é mais apresentador do Bom Dia Brasil (Foto: Reprodução/TV Globo)

Chico Pinheiro está fora da Globo após 32 anos. O jornalista teve sua saída comunicada internamente nesta sexta-feira (29) e deixa o comando do Bom Dia Brasil. O veterano enfrentou uma sequência de desgastes na emissora nos últimos anos.

Apresentador do Bom Dia Brasil desde 2011, Chico teve sua saída informada em comunicado de Ali Kamel, diretor de jornalismo da Globo. Há alguns anos, o jornalista vinha enfrentando situação conturbada nos bastidores e sua permanência já era dúvida.

Desgaste nos bastidores

Nos últimos anos, Chico vinha em um processo de “fritura”. Ele e a colega de bancada, Ana Paula Araújo, não se suportam e apenas conviviam. Mas o clima entre os dois nos bastidores não era dos melhores e isso chegou a transparecer em algumas situações no telejornal.

O veterano ficou muito tempo afastado do Bom Dia Brasil por conta da covid-19 e muitos nem acreditavam em seu retorno ao noticiário. Mas para a surpresa de todos, ele voltou em julho de 2021.

Chico também enfrentou problemas internamente por causa de seu posicionamento político. Defensor ferrenho do ex-presidente Lula, o âncora passou por situações desgastantes.

Chico Pinheiro e o mal-estar na Globo

Em 2018, por exemplo, vazou um áudio em que o jornalista defendia Lula e criticava a prisão do ex-presidente. A situação não caiu nada bem e Ali Kamel enviou um e-mail aos jornalistas da emissora alertando.

“Não se pode expressar essas preferências [políticas e partidárias] publicamente nas redes sociais, mesmo aquelas voltadas para grupos de supostos amigos”, orientou o diretor.

“Uma vez que se tornem públicas pela ação de um desses amigos, é impossível que os espectadores acreditem que tais preferências não contaminam o próprio trabalho jornalístico, que deve ser correto e isento”, alertou Kamel, que pontuou: “O dano está feito”.

Na época, a Globo puniu Chico o tirando do rodízio de apresentadores do Jornal Nacional aos sábados.

Novo deslize

Há cerca de dois meses, o veterano voltou a causar mal-estar na emissora após fazer um comentário no Bom Dia Brasil defendendo a candidatura de Lula. Ele teria sido novamente repreendido pela direção do canal.

Essa é a segunda baixa do jornalismo da Globo em poucos dias. Na última terça-feira (26), Carlos Tramontina, que era titular do SP2, anunciou sua saída da emissora após 43 anos.

Chico Pinheiro já não apresentava o Bom Dia Brasil há duas semanas. A última aparição dele no telejornal foi no dia 15 de abril. Desde então, Ana Paula Araújo passou a comandar o telejornal sozinha.

Nesta semana, com a ida de Ana Paula para o Jornal Nacional, onde está cobrindo Renata Vasconcellos, que está de férias, o noticiário matinal passou a ser apresentado por Ana Luíza Guimarães. Com isso, Chico não voltará mais.