Cidadania Italiana: os pré-requisitos, documentos e prazos para tirar

Itália
Itália (Foto: Reprodução/Freepik)

A procura pela cidadania italiana tem aumentado bastante nos últimos tempos, principalmente por pessoas que possuem ascendência italiana. Portanto, o processo é bem burocrático e complexo, demandando atenção e alguns cuidados.

Antes de ir atrás da cidadania que te dá vários benefícios, você precisa compreende os pré-requisitos necessários, quais documentos são pedidos e os prazos envolvidos.

Conheça as burocracias que enfrentará para conseguir tirar a cidadania

A advogada especializada em imigração, Ingrid Baracchini, afirmou ainda que o solicitante deve se preparar, já que o tempo para obter a cidadania italiana pode demorar bastante.

Pra começar, é preciso ter um ancestral italiano direto, como um bisavô ou avô italiano. Baracchini ressaltou que a legislação do país europeu reconhece a transmissão da cidadania através da linha paterna e materna, sem limitações de gerações.

Outra coisa importante é obter certidões de nascimento, casamento e óbito dos antepassados italiano relevantes. Também são essenciais os documentos pessoais, como passaporte, carteira de identidade e comprovante de residência.

Sobre os custos e prazos para tirar a cidadania italiana, dependerá de vários fatores como a contratação de serviços profissionais, a necessidade de retificação de documentos ou traduções juramentadas.

“Apesar dos prazos para a aprovação do visto poderem levar meses ou até anos, dependendo da complexidade do caso e da demanda nos órgãos competentes, a obtenção da cidadania italiana traz benefícios significativos, justificando o investimento de tempo e recursos”, explicou Ingrid.

O processo para tirar a cidadania demanda pesquisa, preparação e paciência, além de ter que atender aos pré-requisitos, realizando e entregando a documentação necessária. Por isso, a pessoa tem que estar preparada para enfrentar desafios durante essa jornada.

A cidadania italiana é capaz de te dar oportunidades transformadores, se estendendo para muito além do país em questão. Afinal, existem acordos com os países europeus que ficam próximos e a cidadania italiana pode dissolver essas fronteiras que separam o povo brasileiro do mundo.

“Por isso, é possível entender o porquê de tanta procura, tanta demora e a necessidade de investir no processo dessa cidadania”, falou ainda a advogada da imigração.