Cláudia Raia relembra bastidores de ‘A Favorita’ e cena improvisada

Com o retorno de ‘A Favorita’, no Vale a Pena Ver de Novo, a atriz Cláudia Raia, de 55 anos, relembrou em entrevista ao jornal O Globo, os bastidores da novela que foi um verdadeiro sucesso de audiência em 2008. Na trama, ela interpretou Donatela, personagem que tinha um conflito com Flora (Patrícia Pillar).

O fato da obra de João Emanuel Carneiro não entregar de cara quem é a vilã e a mocinha da história, foi um verdadeiro desafio para as atrizes, que precisavam atuar de maneira coerente, sem deixar claro qual delas estava falando a verdade.

SELECIONAMOS PARA VOCÊ

“Era preciso construir uma mocinha com ares e atitudes de vilã, mas que lá na frente fosse coerente. Foi bem difícil, mas muito excitante para nós atores. A Donatela é uma mocinha fora dos padrões, dura, pesada e tudo isso foi muito diferente de tudo o que eu já tinha feito”, declarou Cláudia Raia.

A atriz relembra também, o trabalho intenso de gravações. A famosa conta que, muitas vezes, ela e Patrícia precisavam gravar em três ou quatro locações diferentes e, para isso, se locomoviam de helicóptero. Além disso, já chegou a dormir em locais inusitados na época das filmagens.

“Várias vezes eu dormia num motel em Curicica porque não dava tempo de ir para casa. Houve um dia em que eu tinha acabado de gravar umas 2h da manhã e 7h tinha que estar de volta. Liguei para Ana Maria Braga e falei “Ana, posso dormir na sua cama, no Mais Você?” (a cama da casa da Ana nos Estúdios Globo). Ela deixou e eu dormi lá”, disse a artista.

Cena improvisada

Na entrevista, Claudia Raia também recordou uma cena improvisada, feita por Ary Fontoura, que na trama, interpretava o mordomo Silveirinha. Na ocasião, ela desmascarava o amigo e diante do embate, ele chegou a dar uma cuspida em sua cara, algo que segundo a atriz, não estava no roteiro.

“Foi me dando um ódio daquele Silverinha e aí tinha um momento em que eu falava alguma coisa pra ele e saía da cena. Mas ele veio vindo e ficou um embate, cara a cara, e aconteceu a cusparada. Me deu uma raiva daquilo, tipo “não acredito que ele cuspiu na minha cara”, não foi combinado. Depois, o estúdio inteiro aplaudiu, e a gente caiu no choro.”, recordou a famosa.

Preparação para viver Donatela

Entre outros desafios para viver Donatela em ‘A Favorita’, Claudia Raia conta alguns detalhes da preparação de sua personagem.

“Quem me preparou para esse papel foi o Cacá Carvalho, começamos pelo andar. Ele falou: “preciso tirar o seu andar sinuoso de bailarina. E preciso tirar o seu bumbum”. E eu perguntei: “como assim?”. Fiquei quase uma semana trabalhando isso e, quando estreou a novela, as pessoas diziam: “gente, mas a Cláudia Raia está muito esquisita, ela está matrona”. Achei maravilhoso porque a ideia era essa. Outro detalhe de preparação foi que eu sou canhota, e ele me fez fazer a Donatela toda destra, o que me deixava muito sem jeito, me dava essa coisa meio mal educada. Tudo isso me deu outro corpo”, explicou.

O que você achou? Siga @siteentrete no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Henrique Souza
Mineiro, 26 anos, Graduado em Comunicação Social, Redator e Social Media.
Veja mais ›