Comentaristas da GloboNews discutem ao vivo por guerra na Ucrânia

Carlos Sardenberg e Guga Chacra se estranharam e discutiram ao vivo na GloboNews (Imagem: Reprodução/GloboNews)

Os assinantes da GloboNews assistiram ao vivo uma discussão entre dois dos mais importantes comentaristas do canal. Tudo aconteceu durante o programa Em Pauta, comandado por Marcelo Cosme. A atração repercutia os novos acontecimentos dos ataques da Rússia à Ucrânia quando Carlos Sardenberg e Guga Chacra se desentenderam e protagonizaram um bate-boca.

Depois que Sardenberg fez suas considerações a respeito, Guga decidiu explicar o que chamou de “teoria realista das relações internacionais”, tentando esclarecer os motivos de Vladimir Putin, presidente russo, querer evitar que a Ucrânia entre na Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

Por mais que o ideal seria que a Ucrânia pudesse ser da União Europeia, da Otan, e ser uma democracia liberal, o que não é, ela vai provocar a Rússia, e aí a gente vê o resultado, porque o mundo não é tão justo, pessoas más têm muito poder”, disse o comentarista.

“A Rússia está certa?”

Claramente incomodado com as falas de Guga Chacra, Carlos Sardenberg questionou se o colega de emissora estaria concordando com as atitudes de Putin. “Quer dizer que você acha que a Rússia está certa de invadir? Estava sendo ameaçada e que o Zelensky que tem que abandonar o governo?”, perguntou. Guga, então disse que em momento algum disse nada parecido.

Entendo esse negócio de teoria realista, não precisa me dar lição disso. A questão é a seguinte: os países independentes democraticamente decidem ir para a União Europeia ou para a Otan. É decisão deles, é legal, é legítimo. Quem está errado nessa história é a Rússia. Ninguém estava pensando em invadir a Rússia, entre outras coisas, porque ninguém é louco. Não tem aqui no Ocidente um louco que nem lá na Rússia. Agora o que o Ocidente quer e está fazendo, é impedir que a Rússia invada os outros, como Finlândia, Geórgia, Moldávia”, disparou.

Guga x Sardenberg

Rebatendo o comentarista da GloboNews, Guga Chacra explicou que não é um defensor de Putin e deu sua opinião sobre ele. “Eu falo o tempo todo aqui nesse programa que o Putin é um ditador sanguinário, que é um absurdo a invasão da Ucrânia. O que estou querendo explicar é que ele não vai aceitar isso, então vai haver uma reação”, afirmou.

“Lembrando que há outros países que invadem países soberanos. Os EUA invadiram o Iraque e derrubaram o regime da Líbia. Dito isso, é absurdo o que o Putin está fazendo. Por favor, em nenhum momento me associe a qualquer forma de defesa dessa invasão sanguinária da Rússia contra a Ucrânia. Expliquei a teoria realista das relações internacionais não para você, mas para a nossa audiência”, finalizou Chacra, que ainda pediu para que Carlos aguardasse que ele terminasse sua fala para rebater.

Veja o vídeo abaixo: