Datena é condenado por ofensas e terá que pagar indenização à Xuxa Meneghel

José Luiz Datena e Xuxa Meneghel; apresentador da Band foi condenado a pagar indenização após comentário ofensivo (Foto: Reprodução)
José Luiz Datena e Xuxa Meneghel; apresentador da Band foi condenado a pagar indenização após comentário ofensivo (Foto: Reprodução)

Apresentador da Band, José Luiz Datena acabou condenado em processo movido por Xuxa Meneghel na Justiça de São Paulo. O jornalista terá que pagar uma indenização após disparar ofensas contra a apresentadora.

De acordo com informações do colunista Rogério Gentile, do Uol, o Tribunal de Justiça de São Paulo manteve a decisão da primeira instância e condenou Datena a pagar uma indenização à rainha dos baixinhos por danos morais. No entanto, o valor de R$ 75 mil foi reduzido para R$ 50 mil.

No processo, o apresentador da Band disse que “não houve ofensa”. Ele argumentou que não citou Xuxa no vídeo que publicou e que usou a expressão “garota de programa infantil” como referência a uma apresentadora de programa destinado a crianças. Além disso, afirmou que o termo “imbecil” é para mostrar a falta de maturidade.

No entanto, o desembargador Enéas Costa Garcia (relator do processo) não aceitou os argumentos. De acordo com o magistrado, “José Luiz Datena é um jornalista experiente, tem pleno conhecimento do significado das palavras e de sua repercussão na mídia”. O jornalista, no entanto, ainda pode recorrer da decisão.

O início da polêmica entre Datena e Xuxa

O caso teve início em 2017. Na época, Joel Datena, filho do jornalista, exibiu uma reportagem no Brasil Urgente sobre o garoto de 10 anos de idade que foi pego dirigindo o carro da mãe. Joel disse durante o programa que se fosse seu filho, lhe daria uma punição física.

Xuxa, então, ficou revoltada com a opinião do herdeiro de Datena no telejornal policial da Band e fez duras críticas a Joel em uma publicação no Facebook.

Como uma pessoa que deveria passar informação é tão desinformada? Uma criança não deve ser corrigida com porrada, é fato, é lei”, disse a apresentadora na ocasião.

Após ver o comentário da loira, Datena usou seu perfil no Instagram para falar sobre a polêmica. Ele disse que deveria ter dado umas palmadas no filho por ter assistido “aquela garota de programa infantil”.

“Olha, pra dizer a verdade, uma das poucas vezes em que eu quis dar umas palmadas no meu filho Joel (e foram bem poucas), é quando ele assistia aquela garota de programa, infantil, que cresceu e continua infantil. E, além disso, imbecil”, disparou o jornalista da Band.

Em novembro de 2017, Xuxa Meneghel decidiu entrar com um processo contra o apresentador após a declaração ofensiva contra ela.

Vitor Peccoli
Publicitário formado pela Faculdade Pitágoras e roteirista pela Casa Aguinaldo Silva de Artes. Atua no jornalismo de TV e famosos desde 2013.
Veja mais ›