Diretor de Pantanal deixa a Globo com novela pela metade

Renato Góes (José Leôncio) e Bruna Linzmeyer (Madeleine) em Pantanal (Foto: TV Globo/João Miguel Júnior)
Renato Góes (José Leôncio) e Bruna Linzmeyer (Madeleine) em Pantanal (Foto: TV Globo/João Miguel Júnior)

Diretor artístico de Pantanal, Rogério Gomes está fora da Globo. Papinha, como é carinhosamente chamado por colegas, deixa a emissora após 42 anos. Com a decisão, ele larga a nova novela das nove com gravações pela metade.

Um dos profissionais mais gabaritados da emissora, Gomes sai deixando o remake de Pantanal com quase toda a primeira fase gravada. Com sua saída, Gustavo Fernandez assume o comando das gravações da trama.

De acordo com o comunicado divulgado nesta sexta-feira (18), foi uma decisão em comum acordo entre as partes. A emissora afirma ainda que tudo foi discutido ao longo dos últimos meses. O desejo de sair partiu do diretor, que planeja fazer projetos pessoais e tirar um período sabático.

Rogério Gomes, diretor de Pantanal (Foto: Reprodução/TV Globo)
Rogério Gomes, diretor de Pantanal (Foto: Reprodução/TV Globo)

Papinha deixa sua marca na história da dramaturgia. Ao meu grande companheiro em inúmeras batalhas e muitas vitórias, desejo o melhor nesta nova etapa da sua vida”, disse Ricardo Waddington, diretor de Entretenimento da Globo.

“E ‘Pantanal’ continua em boas mãos. Gustavo Fernandez é um dos nossos mais talentosos diretores artísticos e já está trabalhando na novela ao lado de todo o time de direção da obra”, afirmou o executivo.

Saída do diretor de Pantanal

Rogério Gomes se mostrou grato por sua trajetória na Globo, onde passou 42 de seus 60 anos de vida.

Só tenho gratidão por tudo que vivi na Globo. Foi onde tive os meus melhores mestres, onde fiz os meus melhores amigos e realizei meus melhores trabalhos. Minha decisão é de vida: cheguei na Globo com 18 anos e saio aos 60″, contou Papinha.

“Foram 42 anos de muitas conquistas. Entrei carregando fita e saio com o nosso Emmy! É um ciclo que se fecha para que novos caminhos se abram. Só tenho amor e gratidão!, declarou ele.

No comunicado, a emissora carioca deixou claro que o diretor tem portas abertas para um retorno ao canal em novos projetos.

“Papinha construiu um legado de grandes obras e também uma história de amizade, admiração e parceria nos Estúdios Globo, cujas portas continuam abertas para futuros trabalhos em todas as plataformas Globo, destacou a emissora.

Trajetória na Globo

Filho do locutor Hilton Gomes, Rogério Gomes foi criado nos estúdios da TV Tupi. Ele iniciou a carreira como operador de VT da primeira versão do Sítio do Pica-Pau Amarelo, na Globo. Depois virou editor de imagens, passando também pelo Fantástico.

A carreira na dramaturgia foi iniciada como editor, em Sexo dos Anjos. Já a trajetória como diretor começou na minissérie O Sorriso do Lagarto e, em seguida, com a novela Deus nos Acuda. A primeira novela que assinou como diretor-geral foi Vira-Lata, em 1996.

Nos últimos anos, foi diretor de novelas como Império e A Força do Querer, com as quais conquistou o prêmio Emmy Internacional de melhor novela. Seu último trabalho na Globo foi O Sétimo Guardião, levada ao ar em 2018.