Drica Moraes troca médicos brancos por negros após experiência

Drica Moraes em Sob Pressão (Reprodução)
Drica Moraes em Sob Pressão (Reprodução)

Se preparando para a chegada da nova temporada de Sob Pressão, a atriz Drica Moraes revelou que trocou todos os médicos que frequentava, por todos eles serem pessoas brancas.

A decisão de Drica surgiu logo após a chegada do ator David Junior para o elenco da série médica da TV Globo. Em entrevista ao portal Gshow, a artista refletiu sobre como a mudança é um posicionamento político.

“Um ator negro ocupando esse espaço que geralmente era dado a um ator branco. Sendo mãe de um filho preto, eu resolvi ter uma ação afirmativa de trocar todos os meus médicos”, disse a atriz.

A global, que recentemente venceu uma leucemia, afirmou que apenas não trocou seu oncologista: “Liguei para todo mundo e falei ‘tchau’, vou em busca de médicos negros. Só não larguei do meu oncologista porque realmente eu devo a vida ele“.

“Dentista, ortodontista, alergista, dermatologista, professores, o professor de história, tem que ser preto. Ali o mundo se abriu pra mim. São pessoas que estão ralando há anos sem acesso e sem o véu da descoberta ser desvendado”, completou.

Vida e reflexões

Recentemente Drica Moraes falou sobre como foi superar o tratamento da leucemia. Em conversa com o jornal Extra, a artista afirmou que não tem mais medo da morte devido a tantas situações intensas que viveu nos últimos anos.

“Como quase morri há dez anos, esse pavor eu não tenho. Fiquei por um fio presa a este planeta. Acho que eu sou vaso ruim mesmo. Mas senti um pouco essa angústia da vida, vê-la mudando, o filho (Mateus, de 12 anos) crescendo sem estar com os amigos, as dificuldades de aprendizado dele, o excesso de trabalho em casa, isso me causa muita ansiedade na pandemia. Mais do que morrer. A morte eu já enfrentei tanto que perdi o medo”, disse.

Em ótima forma física aos 52 anos, a atriz também falou sobre envelhecer. A artista refletiu sobre a idade que se encontra e a falta de oportunidades para pessoas mais velhas na TV.

“Adoro fazer aniversário e ficar mais velha! Considero incrível minha trajetória e as lutas que atravessei durante a vida. Eu me acho uma pessoa de saúde extremamente forte, apesar de ter saído de “Império”. Dou conta de muita coisa, tendo atravessado uma doença gravíssima, sendo mãe solo de um menino negro… São tantas as forças que tenho dentro de mim que valorizo cada dia, cada ano”.

“O Brasil precisava desencaretar mesmo nesse ponto, iria ser bom para todo mundo! A dramaturgia fala pouco da mulher de mais de 50 anos. E estamos no auge da nossa sabedoria como artistas, com muito acúmulo de experiência.”, comentou a famosa.