É obrigatório? Elon Musk começará a testar CHIP CEREBRAL em humanos

Elon Musk
Elon Musk (Foto: Reprodução/Instagram)

Não é de hoje que vemos o nome do bilionário Elon Musk envolvido em alguma notícia, no mínimo, incomum. O magnata já quer começar a testar os chips cerebrais da sua empresa, a Neuralink, nos humanos – pela primeira vez!

Em evento na França, o VivaTech, Musk falou que a empresa quer fazer o implante em um paciente tetraplégico ou paraplégico ainda neste ano. Ele ainda não especificou quantos pacientes terão chips implantados em seus corpos, mas o teste acontecerá em breve.

Magnata conseguiu autorização para fazer os primeiros testes

A empresa de Elon falou, no mês passado, que teve autorização da Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA) para realizar o primeiro teste em humanos, marco essencial para a startup, que vem enfrentando investigações sobre sua condução de experimentos em animais.

Em comunicado anterior à Reuters, a Agência reconheceu sua autorização à Neuralink de utilizar implante cerebral e robô cirúrgico para testes, mas não detalhou mais nada.

Ainda à Reuters, especialistas disseram que a startup pode levar anos, ou mais de uma década, para obter a autorização para uso comercial, caso consiga provar que seus chips são seguros em humanos.

A Neuralink está competindo com outras empresas do mesmo ramo, que inclusive já implantaram seus dispositivos em pessoas. Portanto, Musk não está conseguindo cumprir suas promessas nas declarações públicas que dá.

É que ele previu, em pelo menos quatro ocasiões, desde 2019, que a empresa começaria em breve os testes em humanos. Será que agora vai?

Em 2017, o sócio-diretor da NewFusion, Tim Pauwels, chamou atenção ao dizer à Agência Efe que não consegue rastrear os seus empregados com o chip implantado na mão de vários deles.

“Não somos Big Brother e não podemos rastrear nossos funcionários com o chip (…) É só uma maneira mais fácil de abrir as portas ou ter acesso a seu computador. É completamente voluntário”, falou Tim, na época. A NewFusion é uma empresa belga de software especializada em marketing digital.