Erika Januza comenta sobre sua relação com o corpo

Erika Januza, atualmente tem brilhado no papel da modelo Laila, em ‘Verdades Secretas 2’. Ao contrário de sua personagem, que passa por problemas ao tomar medicamentos ilegais para emagrecer, na vida real a atriz garante que possui uma relação muito confortável com seu corpo.

A famosa afirma ainda, que não se incomoda quando precisa tirar a roupa ou ficar seminua em alguma cena, desde que haja um contexto para isso acontecer. Esses e outros temas foram comentados por Erika Januza em entrevista à jornalista Raquel Pinheiro, da revista Quem, onde é a capa de Novembro.

“Fico um pouco tímida. Mas não é uma questão tão grande para mim e nem tem a ver com estar bem com o corpo. Trabalhei um tempo como modelo e tinha que trocar de roupa muito rápido. Peguei essa velocidade e perdi um pouco do pudor. É a Erika passando algum tipo de mensagem: de que eu gosto de mim e estou plena. Não vejo o ‘estou gostosa’ apenas pelo ‘estou gostosa’, tem toda uma coisa por trás, uma trança empoderada com o meu cabelo que eu gosto… Eu não estou colocando o meu peito para jogo (risos). Então, quando opto por fazer isso, é porque para mim está tudo bem.”, afirmou ela.

Cenas de nudez

Em ‘Verdades Secretas 2’, por exemplo, a personagem de Erika Januza já protagonizou algumas cenas em que aparece nua. Além de analisar o contexto das sequências, ela conta que também se preocupa com a possível hipersexualização do corpo da mulher negra.

“Eu sempre quero saber o porquê (de mostrar o corpo). Existe, sim, a hipersexualização da mulher negra, mas vejo se tem um contexto. Eu me respeito. Por ser uma mulher e uma mulher negra, me preocupo com minha imagem – não apenas como artista. Se tem um porquê, faço. O personagem pede cena de sexo, tem cena de banho, ninguém toma banho de calcinha e sutiã, vamos tirar a roupa. Eu vejo esse lugar artisticamente. Tiveram cenas de Laila que eu falei ‘posso tirar a blusa de costas e mostrar que ela está magra e tem uma postura estranha?’. Como atriz, estou me sentindo mais corajosa para propor coisas, mas que façam sentido, nada gratuito.”, destacou a artista.

Perdeu 10 kg

A atriz comentou também, sobre o fato de ter perdido 10 kg para viver a personagem Laila na trama de Walcyr Carrasco. Erika conta que a decisão de emagrecer foi totalmente dela.

“Foi a primeira vez que fiz uma mudança tão grande no meu corpo. Eu não passei fome. Ninguém pediu para eu perder peso. Achei que era coerente estar mais magra porque ela tem problemas de distúrbios alimentares, toma remédio para emagrecer. Foi algo que quis fazer pela construção da Laila e baseado nos relatos e conversas com médicos e pessoas que tomaram esses medicamentos.”, explicou Januza.

Para o processo de emagrecimento ocorrer de maneira saudável, Erika contou com o acompanhamento de especialistas:

“Tive acompanhamento médico, nutricionista e, como não ia dar conta de fazer comida, chamei um chefe de cozinha. Segui à risca, tive foco, para onde eu ia minha marmitinha ia atrás. Chegou uma hora que eu estava perdendo tanto que falei ‘não tenho mais para onde ir, chega’. Saí de 59 quilos e fui para 49. Não pesava isso desde a adolescência.”, disse a atriz.

Henrique Souza
Mineiro, 26 anos, Graduado em Comunicação Social, Redator e Social Media.
Veja mais ›