ESTE é o carro da Chevrolet que foi EXTINTO após fracassar em vendas

Chevrolet Captiva
Chevrolet Captiva (Foto: Reprodução/Wikipedia)

Sabia que a Chevrolet já lançou um carro que foi ‘engolido’ pelo sucesso da Tracker em 2013? Estamos falando do SUV Esportivo Chevrolet Captiva, que chegou no Brasil em setembro de 2008.

Durante sua estadia no mercado brasileiro, o carro acumulou 61,4 mil unidades emplacadas, mas saiu de produção em 2017, sendo substituído pelo modelo Equinox, que inovou o mercado.

O modelo vendeu menos de 10 mil unidades em seus anos finais

Mesmo entregando luxo e motorização poderosa, o Captiva ficou ultrapassado. Ele tinha um motor poderoso de 3.0 V6 e completou quase nove anos de estadia no Brasil. Seu ponto alto foi no último ano de produção, após receber a nomenclatura de Sport.

O Captiva rapidamente desbancou os seus rivais, já nas primeiras vendas, e liderava o segmento de SUVs, mesmo tendo só uma versão. No ano seguinte, o Hyundai Tucson fez o modelo da Chevrolet comer poeira.

Os concorrentes não paravam de chegar, e foi assim que o império do Captiva começou a cair. Em 2012, o SUV vendeu menos de 10 mil unidades, ficando em sexto lugar entre o segmento mais negociado do ano. A queda ‘fatal’ aconteceu com a estreia da Tracker, também da Chevrolet.

Mesmo com as unidades empacadas, o modelo sobreviveu mais algum tempo no mercado. Portanto, seu motor 3.0 V6 foi substituído por um 2.4 Ecotec, ganhando o apelido de carro ‘zumbi’. O modelo viveu uma nova vida estranha, com nova motorização. No fim das contas, não durou muito e foi desligado oficialmente em 2017.

Em 2017, o SUV tinha um motor apenas à gasolina, sendo aspirado naturalmente com 16 válvulas e quatro cilindros, gerando uma potência máxima de 184 cv a 6.700 rpm. O carro tem vários itens, como freios ABS, airbags frontais, faróis com refletores duplos, ar-condicionado automático, teto solar elétrico, Rádio, conexão USB e Bluetooth e muito mais.

Apesar de ter sido extinto, você ainda pode encontrar alguns modelos à venda nos mercados de seminovos e usados. A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) da Captiva está, atualmente, em quase 90 mil reais.