Fábio Assunção desabafa após morte de Gilberto Braga

Arthur (Fábio Assunção) em Totalmente Demais
Fábio Assunção na novela Totalmente Demais (Divulgação/ TV Globo)

A morte do autor Gilberto Braga, que escreveu muitas novelas na Globo, gerou muitos desabafos de artistas famosos que trabalharam com o novelista. O ator Fábio Assunção, que atuou em várias produções de Gilberto, fez uma participação especial no programa Encontro e relembrou os folhetins de sucesso da carreira do escritor.

“Fui em 94 [fazer] Pátria Minha, construí com ele parte da minha vida. Durante quase 15 anos tudo que o Gilberto produziu ele me convidou. Pego 10, 15 anos da minha vida que o Gilberto marcou profundamente. Os colegas que eram a turma do Gilberto, ele gostava de trabalhar. Ele tem uma importância ao Brasil. Gilberto escrevia especialmente para as novelas, foi tão relevante que ele inventou essa maneira de escrever novela e se comunicar com a população brasileira”, comentou o artista.

Outras tramas

Em outro momento, Fábio Assunção relembrou a novela Água Viva, exibida em 1980, trouxe diversos temas importantes e que ainda eram tabu naquela época. Alguns desses assuntos, aliás, até hoje não são tratados com naturalidade por todas as pessoas.

“Em Água Viva discutia uso da maconha, em Brilhante o amor entre pessoas do mesmo sexo. Muito relevantes para a cultura brasileira. Estava sempre falando de temas. Celebridade falamos sobre a força da imprensa ligada a celebridades tinha. Era o início das fake news. Outros mais profundos. Sempre era um observador do mundo que estava vivendo e trazia para as novelas”, afirmou.

Celebridade, aliás, foi uma das novelas de Gilberto Braga que Fábio Assunção protagonizou. Ele também esteve em outras produções escritas por ele, como Paraíso Tropical, Pátria Minha e Força de Um Desejo.

Desabafo

Ainda falando em, vale lembrar que ele participou recentemente do programa Papo de Segunda, exibido no canal GNT. Durante o bate-papo descontraído, ele falou a respeito das pessoas que julgam relacionamentos em que o casal tem uma grande diferença de idade. Recém-casado, o galã é 22 anos mais velho que a esposa, a advogada Ana Verena Pinheiro.

O amor é tão louvável. Os encontros são tão potentes. É muita falta do que fazer ficar julgando se é mais novo ou mais velho. Quando vejo duas pessoas que se gostam, é um acontecimento. Estou com 49 anos, e a Verena com 27, é um encontro de ideias. Tem pessoas mais infantis com 27 e que não estão abertas ao novo, eu com 49 estou aberto a viver coisas novas. As relações sendo verdadeiras, elas devem acontecer. Estou sempre saudando o amor, a liberdade e a possibilidade dos encontros”, disse.