Fani Pacheco faz alerta sobre câncer de cólon

Fani Pacheco fez alerta nas redes sociais (Foto: Reprodução)

Após a morte do ator Chadwick Boseman, a ex-BBB Fani Pacheco que está na reta final do curso de medicina, usou as redes sociais para fazer um alerta aos seus seguidores. Na ocasião, a loira comentou sobre a importância de se cuidar, e falou sobre o câncer de cólon de seu avô.

“Essa foto é recente, feita no dia do meu primeiro exame de colonoscopia. Minha avó materna morreu aos 62 anos após uma luta de 8 anos contra um câncer de intestino. Meus tios fazem exames periodicamente e retiram pólipos ainda benignos. Minha mãe retirou pólipos antes de seu falecimento”, iniciou ela.

“Essa semana morreu o grande ator Chadwick Boseman, o Pantera Negra, aos 43 anos após lutar por 4 anos contra um câncer de intestino. Por que estou falando sobre isso? Porque o câncer de cólon é um dos poucos tipos de tumores que podem ser prevenidos, já que a maioria tem origem no pólipo. Removendo-se antecipadamente o pólipo, consegue-se fazer com que ele não se transforme em câncer. Logo, realizar o exame preventivo de colonoscopia à partir dos 45 anos ou antes dessa idade quando se tem histórico familiar dessa doença é de extrema importância e tem caráter preventivo”, argumentou Fani.

“Perdi uma irmã de 57 anos de câncer de intestino, meu irmão co seguiu vencer o mesmo câncer eu de 3 em 3 anos faço colonoscopia já fiz 3 vezes até agora tudo ok. Se cuidem se previnam é a melhor medicação”, disse uma seguidora. “Preciso fazer ,mas o exame é bem caro aqui na minha cidade, estou na fila do SUS faz 2 anos , tenho sérios problemas no intestino 😪Deveria ser mais acessível a população”, falou a segunda pessoa. “Tbm tenho patente próximo que faleceu devido esse tipo de câncer. Esse exame é complicado hein … Mas acho que tem um exame de sangue específico pra investigar esse tipo de doença”, acrescentou o último individuo.

Confira:

https://www.instagram.com/p/CEnPy7Jgf3n/